Login

Atualize seus dados

AT em Família Especial

Maioria das crianças nunca fez exame de vista

20/09/2021 00:00:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Maioria das crianças nunca fez exame de vista

A visão é o sentido mais usado pelas crianças em idade escolar. A maioria aprende mais ao ver do que ler ou tocar objetos. A informação é da Academia Americana de Oftalmologia, que estima que 80% de todo o aprendizado de uma criança até os 12 anos de vida ocorra pela visão e que 25% das crianças precisam do uso de óculos.

Já o Instituto Data Popular tem um dado ainda mais preocupante: 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram exames de vista.

A oftalmologista Jenla Cremasco ressalta que muitas vezes pais e professores podem não notar que a criança apresenta dificuldade para enxergar e isso pode se manifestar, inclusive, com alterações comportamentais.

Por isso, ela reforça a importância dos pais levarem seus filhos ao oftalmologista anualmente, desde os primeiros meses de vida.

Os pais do pequeno Adryan, Carla Meneghetti e Leandro Gomes, sabem qual é a emoção de corrigir a visão do filho. “Ele tem estrabismo e passou a usar seu primeiro par de óculos em abril deste ano, quando tinha só oito meses”, contou.

Emoção

A criança emocionou as consultoras da ótica, que vestiram os óculos no Adryan pela primeira vez. “Ele abriu um sorriso e queria pegar tudo o que estava na sua frente”, conta a empresária Mônica Paiva, das Óticas Cachoeiro.

Segundo ela, os óculos infantis estão bem modernos, coloridos e mais resistíveis à quebra.

Ela dá algumas dicas aos pais para que haja sucesso no uso dos óculos dos pequenos, como elogiá-los, por exemplo.

“Tenha uma atitude positiva sobre a nova aparência do seu filho, pois crianças percebem e imitam suas atitudes. Diga que ele está bonito com o visual novo e estimule-o a usar os óculos. E escolha uma ótica que tenha consultores treinados para atender o público infantil”, ensina.

Outro ponto importante destacado pela empresária: vá escolher os óculos quando a criança estiver descansada, sem fome e feliz.

“Ao pegá-los, deixe seu filho usá-lo por períodos curtos, para atividades que goste mais, como jogar videogame, para que ele faça uma associação do uso dos óculos com algo prazeroso”, orienta Mônica.

A empresária completa: “relembre seu filho todas as manhãs para que use os óculos e que à noite lave-os. Repita isso até que se torne uma rotina para a criança”.


Dicas para o sucesso dos óculos das crianças

Faça elogios

  • Tenha uma atitude positiva sobre a nova aparência do seu filho. Elogie o novo visual dele.
  • Vá escolher os óculos quando a criança estiver descansada, sem fome e feliz.
  • Escolha uma ótica que tenha consultores treinados para atender o público infantil.
  • Quando pegar os óculos prontos, deixe seu filho usá-lo por períodos curtos para atividades que goste.
  • Relembre seu filho todas as manhãs para que use os óculos e para que tire-os à noite e lave-os.

Fonte: Óticas Cachoeiro.