X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Aprovados na Ufes e Ifes pelo Sisu fazem a festa


Imagem ilustrativa da imagem Aprovados na Ufes e Ifes pelo Sisu fazem a festa
Engenheiro Daniel Favalessa passou em 9º lugar em Medicina da Ufes |  Foto: Beto Morais / AT

Após meses de preparação e na expectativa pela tão sonhada graduação, estudantes puderam comemorar ontem a aprovação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Foram 2.353 vagas disponibilizadas no segundo semestre na Ufes e Ifes, que usam o sistema como processo seletivo.

Nesta edição, a Ufes teve 2.239 vagas, distribuídas em 59 cursos. Do total, 1.114 foram destinadas à ampla concorrência e1.125 à reserva de vagas, que corresponde à Lei 12.711/ 2012. Já o Ifes contou com 114 vagas em quatro cursos.

Um dos aprovados é o engenheiro civil Daniel Favalessa, 25 anos, que conquistou uma vaga em Medicina, passando em 9º lugar. Ele contou que deixou o emprego e foi fazer cursinho no Darwin Vitória para conseguir a aprovação, que veio um ano depois.

“Escolhi a Medicina por um conjunto de fatores. Sempre tive vontade de fazer, porém achava que seria mais difícil de passar. Quando o resultado saiu, todos da minha casa comemoraram”.

Quem também ficou muito feliz com o resultado foi o estudante Alécio Rondelli, 18, que se preparou no Centro Educacional Leonardo da Vinci e foi aprovado em segundo lugar na Ufes em Engenharia Mecânica. “Estou contente com a conquista, mas ainda vou decidir, porque estou matriculado na Emescam para Medicina”.

Já a estudante Victória Pagani, de 20 anos, contou que ficou extasiada com a aprovação em Medicina. Durante dois anos, ela se preparou no cursinho do Darwin Vitória e ontem pode conquistar a tão sonhada vaga no curso da Ufes. “Gritei e chorei muito de felicidade. Estou muito grata e aliviada”.

Estudante de escola pública, Emillyn Hackbart, 18, sempre gostou da área de construção e após fazer cursinho no Homero Massena, ela conquistou uma vaga de Engenharia Civil na Ufes e de Arquitetura e Urbanismo, pelo Prouni, em uma faculdade particular. Agora ela vai decidir em qual das graduações vai ficar.

“Fiquei muito feliz com o resultado, quando contei para os meus pais eles até choraram. Sou muito grata a eles, aos meus professores e todos que me apoiaram. Estou muito orgulhosa de mim, agora sim, sinto que sou capaz”.


Vocação

Imagem ilustrativa da imagem Aprovados na Ufes e Ifes pelo Sisu fazem a festa
A estudante Fernanda Ferreira Ramos |  Foto: Acervo Pessoal

Com 19 anos, a estudante Fernanda Ferreira Ramos conquistou uma vaga na Ufes no curso de Serviço Social. “Me senti muito feliz e realizada, com a sensação de que todo o esforço aplicado valeu a pena”, contou.

“Serviço Social é um curso que se identifica muito com meus ideais e também com a minha vocação para a área de ciências humanas”, completou Fernanda.


Planejamento para retorno de aulas presenciais

Após a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a dúvida dos aprovados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é quando as aulas vão retornar.

Devido à pandemia, as aulas presenciais foram suspensas nas instituições e ainda não retornaram. Na Ufes, nem mesmo na modalidade online as atividades estão acontecendo.

De acordo com a Universidade, os planos de contingência e de biossegurança estão sendo apresentados aos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, para consideração, quando também é prevista a definição das “ações seguintes”.

Já o Ifes informou que está em processo de levantamento de informações para definição do calendário acadêmico para 2020/2 e ainda não tem previsão de datas. “Os novos alunos serão recebidos conforme cronograma que será divulgado posteriormente e de acordo com a realidade da instituição frente ao cenário da pandemia no momento”, informou a nota.

Segundo o Instituto, as atividades presenciais estão suspensas ao menos até 31 de julho e uma nova reunião deverá ser feita para decidir sobre a manutenção da suspensão. Desde de maio, o Ifes iniciou a realização de atividades pedagógicas não presenciais.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: