Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Aprenda a blindar a sua conta do Facebook

| 07/03/2021, 12:17 12:17 h | Atualizado em 07/03/2021, 12:20

Desde que o Orkut se tornou o líder de popularidade no Brasil, rede que alcançou 80 milhões de usuários no ano de 2004, nunca mais a Internet foi a mesma. Começava ali, no início dos anos 2000, o fenômeno das redes sociais, no País e no mundo.

Com um número cada vez maior de usuários em busca de postagens novas, curtidas e seguidores, logo se percebeu a potencialidade das redes sociais para gerar negócios e receitas financeiras. A parte ruim dessa história é que não foram apenas as pessoas de negócios que enxergaram o potencial das redes sociais de atrair dinheiro.

Os criminosos também perceberam que poderiam utilizar as redes sociais para a prática de seus crimes e obter vantagens financeiras ilícitas. Atualmente, um dos golpes mais praticados é o sequestro de contas de redes sociais, tendo como alvo os usuários com grande número de seguidores ou aqueles que utilizam a conta da rede social como plataforma de seus negócios.

Esse golpe só é possível porque a maioria dos usuários ainda não possui a cultura de reforçar a segurança de suas contas, deixando-as vulneráveis. Isso facilita a ação dos criminosos que sequestram as contas para exigir do usuário um resgate para a devolução do perfil.

O Facebook, que possui contas ativas de 130 milhões de brasileiros, destaca-se entre as redes sociais mais visadas pelos criminosos. Atentos aos riscos, os recursos de segurança do portal do Mark Zuckerberg garantem um bom nível de segurança, desde que configurados pelos usuários, é claro! Então vamos a eles.

Autenticação de dois fatores

Este recurso é a principal chave de segurança do Facebook, por ativar um código de segurança que é enviado para o telefone do dono da conta, caso seja identificada uma tentativa de login de um dispositivo ou navegador não reconhecido.

Assim, além da senha, para acessar a conta de um ambiente novo, será preciso também digitar o código que foi enviado para o telefone do proprietário da conta. Daí vem o nome do recurso de segurança, autenticação em dois fatores.

Criação de senha forte

O usuário deve escolher uma senha que não utilize em nenhum outro lugar online. Utilizar a mesma senha de acesso ao e-mail para o Facebook é pedir para ter sua conta invadida.
Outro aspecto importante é criar uma senha que seja fácil para o usuário lembrar e difícil para os outros adivinharem, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Controle de alertas

Outro item importante de segurança é a ativação da notificação de alerta, caso alguém entre na conta do usuário de um local não reconhecido. Imediatamente, o dono da conta receberá informações do dispositivo utilizado e da localização.

Esses três recursos de segurança são essenciais para blindar a conta da rede social contra as investidas, cada vez mais constantes, de pessoas mal-intencionadas e também dos criminosos. Então, acesse “configurações e privacidade” / “Configurações”/ “Segurança e login” e reforce agora mesmo a sua conta do Facebook.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: