Concurso estadual de queijos abre inscrições para produtores do Espírito Santo
Iniciativa, que será realizada em março, busca valorizar a produção artesanal e fortalecer agroindústrias familiares
As queijarias capixabas terão uma oportunidade de alcançarem um grande destaque em todo o Estado. Nesta segunda-feira (02) iniciadas as inscrições para o próximo concurso estadual de queijos, voltado para a ampla participação das queijarias locais.
As inscrições seguem abertas até o dia 5 de março e devem ser feitas, de maneira gratuita, pelo site www.agrolegal-es.com. A realização do concurso está marcada para os dias 10 e 11 de março de 2026.
O objetivo, segundo o Governo do Estado, é valorizar a produção artesanal, estimular a melhoria da qualidade e dar visibilidade às agroindústrias familiares do Estado, que se destacam cada vez mais no cenário nacional.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o concurso ajuda a valorizar a cadeia produtiva do leite no Espírito Santo.
“O Prêmio Queijos do Espírito Santo reconhece a qualidade do que é produzido pelas nossas queijarias e agroindústrias familiares e estimula a melhoria contínua dos produtos. É uma iniciativa que fortalece a identidade dos queijos capixabas, amplia a visibilidade do setor e cria novas oportunidades de mercado, especialmente para os pequenos produtores”, destacou.
O concurso é promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-ES), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Faculdade Novo Milênio.
Quem pode participar?
Podem participar queijarias e demais empreendimentos que produzam queijos ou requeijão no território capixaba, desde que estejam regularizados em serviço oficial de inspeção — municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). As amostras dos produtos deverão ser entregues nos pontos de coleta no dia 9 de março.
O concurso contará com nove categorias, contemplando queijos frescos, maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios do Espírito Santo.
Pontos de coleta das amostras (9 de março):
- Cachoeiro de Itapemirim: Escritório local do Incaper – Rua Dom Fernando, 29, 1º andar, Bairro Independência (8h às 11h30)
- Colatina: Escritório local do Incaper – Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 69, Esplanada (8h às 11h30)
- Domingos Martins (Pedra Azul): Escritório local do Incaper – Rua Uliana, 80, Ed. Monhol (8h às 11h30)
- Nova Venécia: Escritório local do Incaper – Av. Vitória, 624, Centro (8h às 11h30)
- Vitória: Seag – Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João (8h30 às 16h)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários