Agentes penitenciários e socioeducativos começam a ser vacinados contra a Covid
Agentes penitenciários e socioeducativos começam a ser vacinados contra a Covid-19 no Estado nesta segunda-feira (24). O ato simbólico da imunização do grupo no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a presença do governador Renato Casagrande.
“É uma alegria dar esse passo. Serão mais de cinco mil pessoas imunizadas e as doses já estão praticamente à disposição”, disse o governador.
De acordo com o Governo do Estado, serão vacinados 4.936 pessoas, sendo 3.269 da Secretaria de Estado da Justiça e 1.667 do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também participou do evento e afirmou que os profissionais não vão precisar agendar para tomar a vacina. O imunizante usado é o da AstraZeneca.
A primeira a receber a dose nesta segunda foi a servidora Rosilene dos Santos, 54 anos, que trabalha no Iases.
No Diário Oficial desta segunda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que a identificação dos policiais penais, funcionários do sistema de privação de liberdade e servidores do sistema socioeducativo “ocorrerá através da articulação da Sesa com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH)”.
A imunização vai acontecer nas unidades e é responsabilidade de cada município. “Será solicitado documento que comprove a vinculação ativa com a unidade prisional, ou seja, a Sejus e a SEDH providenciarão uma listagem nominal dos que se enquadram no grupo prioritário a ser fornecida aos municípios pela Sesa”, informou a secretaria.
Ainda conforme o Diário Oficial, fica autorizado pela Sesa “o fornecimento de 30% da reserva técnica da vacina contra a Covid-19 a esse público a cada remessa semanal do Ministério da Saúde”.
Segundo Fernandes, o uso da reserva técnica não comprometeu a imunização dos grupos prioritários.
Comentários