Temperatura vai cair 10 graus na Grande Vitória com chegada de massa de ar polar
Escute essa reportagem
A nova frente fria, que avança sobre o País desde a segunda-feira (26), chega ao Estado já derrubando as temperaturas e mudando o clima de todas as regiões capixabas, nesta quinta (29).
Na Grande Vitória, por exemplo, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a máxima pode ter uma queda de ate 10°C.
De acordo com o Climatempo, esse novo sistema frontal vem associado a uma intensa massa de ar polar, que pode ser a mais forte do ano de 2021. Por conta disso, o instituto emitiu um alerta, nesta terça-feira (27), para diversos estados, inclusive o Espírito Santo, para dias de muito frio, entre hoje e sábado (31).

Ao Tribuna Online, o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos explicou que os estudos meteorológicos mostram que a frente fria deverá alcançar o Espírito Santo entre o final da tarde de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta (29).
No entanto, na quarta (28), as temperaturas máximas devem ficar bem elevadas, podendo chegar a 30°C na região Serrana e até 33°C nas outras regiões, inclusive na Grande Vitória.
Já na quinta-feira (29), a frente fria chega ao Estado com previsão de aumento das nuvens e chuva. Além disso, o vento também muda de direção e começa a acelerar, podendo ocorrer rajadas fortes, acima de 50km/h em todo o Espírito Santo.
Por conta da massa de ar frio de origem polar que acompanha o sistema frontal, as temperaturas vão cair bruscamente.
"As temperaturas máximas deverão ocorrer no começo da madrugada, horário diferente do habitual, pois normalmente ocorrem no começo da tarde. Na quinta (29), podemos esperar a menor temperatra do ano em todas as regiões do Estado, com queda de até 10°C em relação às máximas ocorridas na quarta-feira (28)", explicou Hugo Ramos.
Isso porque, na Grande Vitória, a mínima vai ser de 16°C e máxima de 23° e, no Sul do Estado, a mínima vai ser de 9° e máxima de 20°C. Na região Serrana, no entanto, os municípios devem sofrer mais com o frio, com mínima de 6°C e máxima de 18°C.
O coordenador de meteorologia do Incaper ainda afirmou que na sexta-feira (30), as nuvens começam a se dissipar e "poderemos ter a madrugada mais fria do ano em alguns pontos, em função da forte queda nas temperaturas no período noturno".
Ainda segundo Ramos, essas condições de temperaturas amenas são favoráveis para a ocorrência de fenômenos como a geada, principalmente em locais de altitude elevada.
A previsão feita pelo Incaper mostra que, apesar de não chover na sexta (30), as temperaturas devem cair ainda mais.
Na Grande Vitória, a mínima pode chegar a 13°C e máxima de 25°C. No Sul capixaba, a mínima vai ser de 5°C e máxima de 21°C, enquanto na região Serrana, a mínima vai ser de 4°C e máxima de 20°C.
"Vale ressaltar que a menor temperatura mínima ocorrida nesse ano foi registrada no Distrito de Aracê, em Domingos Martins, quando foi registrado o valor de 3,8°C no último dia 5 de julho. No dia 2 de julho a capital do Estado, Vitória, tinha registrado a menor temperatura do ano, com 13,5°C", afirmou o coordenador.
Ainda de acordo com Hugo, a previsão inicial aponta que o sábado (31) e o domingo (1°) devem ser com chuva fraca nas cidades mais próximas do litoral, causadas pela presença da umidade trazida pelos ventos costeiros.
"Em virtude das madrugadas amenas, ainda persiste o risco de formação de geada nas regiões de altitude elevada", finalizou.
Comentários