Sororidade, covid e home office entram no dicionário da Língua Portuguesa
Escute essa reportagem

Uma nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) foi lançada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta semana. Essa é a 6ª versão do documento, que não era atualizado desde 2009. Foram incluídas mil novas palavras ao dicionário, chegando ao total de 382 mil entradas.
Entre as novidades estão termos que a pandemia do novo coronavírus tornou conhecidos, como covid-19 (escrita em letra minúscula), que é a doença causada pela infecção pelo vírus, e as expressões em inglês, home office (usada para definir o trabalho em casa) e lockdown (como é chamado o fechamento total da cidade, que é uma medida sanitária tomada em algumas partes do mundo para conter o aumento do contágio pelo vírus).
Outros termos também popularizados durante a pandemia, como negacionismo, telemedicina e necropolítica (uso do poder político e social por parte do Estado para através de ações ou omissões definir quem pode permanecer vivo e quem deve morrer) também foram incluídos ao dicionário.
Palavras do dia a dia policial e judicial também estão nessa atualização. Entre elas, feminicídio, judicialização, ciberataque e cibersegurança.
Sororidade, que é o sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre mulheres, também foi acrescentada ao Volp.
Expressões estrangeiras, dos esportes e do mundo digital agora fazem parte do dicionários da Língua Portuguesa. Alguns destaques são emoji, sommelier, crossfit, paparazzo, botox, live-action, personal trainer e podcast.
Comentários