Turistas irão sobrevoar local de acidente nuclear de Chernobyl
Escute essa reportagem
Para marcar o aniversário de 35 anos desde o desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, uma companhia aérea está organizando para esse domingo, dia 25, um voo para turistas observarem a região abandonada do alto. O aniversário do acidente será na segunda-feira (26).
O voo organizado pela Ukraine International Airlines (UIA) voará a uma de 900 metros, o mínimo permitido. Assim, os passageiros poderão ver Kiev e Chernobyl de ângulos incomuns.
O passeio custará o equivalente a R$ 580 (2.970 hryvni ucranianos) e será guiado por uma agência especializada em turismo na Zona de Exclusão de Chernobyl, que falará sobre as causas e as consequências do acidente.

Os níveis de radiação em Chernobyl seguem altos, mas a cidade tem recebido um fluxo maior de turistas desde 2019. Autoridades estimam que será necessário 24 mil anos para que a região volte a ser habitada.
Operadores turísticos alegam que é seguro fazer passagens rápidas pelo local, assim como sobrevoá-lo.
Acidente nuclear de Chernobyl
O maior acidente nuclear da história aconteceu em 26 de abril de 1986. Um erro humano no reator 4 da usina de Chernobyl levou à uma explosão que matou na hora 31 pessoas.
Também ocorreu a liberação de altos níveis de radiação que forçou uma cidade inteira a ser evacuada. Na época, a cidade de Pripriat tinha cerca de 50 mil moradores.
Comentários