Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Vice faz apelo aos vereadores

| 16/04/2021, 08:11 h | Atualizado em 16/04/2021, 08:17

A vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) fez um apelo aos vereadores para que combatam a violência política de gênero contra as mulheres nas câmaras do Estado. “Eu peço, apelo aos homens que não concordam com as agressões contra as mulheres vereadoras que se manifestem, que as resguardem”.

A convocação vem após um episódio que Jaqueline classificou como violência política de gênero. Na sessão da Câmara de Vitória de quarta, o vereador Gilvan da Federal (Patriota) interrompeu, aos gritos, a fala da vereadora Camila Valadão (Psol) dizendo que ela não tinha “moral” para falar. A vereadora Karla Coser (PT) pediu respeito e foi tratada da mesma forma.

“Homem que diz que mulher não tem moral, está sendo um agressor. A voz do parlamento é a voz da sociedade. Estamos buscando uma sociedade equilibrada, onde homens e mulheres convivam em paz. Como vamos cobrar que um homem não seja agressivo em casa se no parlamento tem agressões como essa?”

Ascamves na cobrança
A Associação das Câmaras e Vereadores (Ascamves) cobrou posicionamento da Câmara de Vitória alegando que “situações desrespeitosas ocorrem com frequência sempre envolvendo o mesmo vereador”. A Câmara informou que vai ler a nota da Ascamves na próxima sessão e enfatizar que interromper a fala pode configurar em quebra de decoro.

Sem Corregedoria
A Câmara de Vitória ainda não instalou a Corregedoria, que é a instância do Legislativo que tem como uma das funções, por exemplo, promover a manutenção do decoro e receber denúncias envolvendo vereadores. Segundo o artigo 423, do regimento interno da Casa, a eleição para a composição da Corregedoria deveria ter ocorrido em fevereiro.

Imagem ilustrativa da imagem Vice faz apelo aos vereadores
|  Foto: AT
Chacota à moda “du chef”
Viralizou nas redes sociais um vídeo em que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, ao rebater um deputado da oposição que queria que a França prescrevesse hidroxicloroquina, deu como exemplo a tragédia brasileira: “Ora, o Brasil é o país que mais a prescreveu”. Parte do parlamento riu e aplaudiu.

Max Filho vai comandar instituto tucano
O PSDB-ES indicou o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho para assumir o Instituto Teotônio Vilela (ITV) no Estado. A ocupação do cargo por Max é de caráter imediato e foi consenso entre os membros do tucanato capixaba.
O ex-senador Ricardo Ferraço já tinha sido indicado para assumir o ITV, mas Ferraço deixou o PSDB para comandar o DEM capixaba, no mês passado.

Pastor do “Eu escolhi esperar” para o Senado?
O presidente estadual do Avante, Marcel Carone, convidou o pastor Nelson Júnior, fundador do “Eu escolhi esperar” – movimento religioso que prega castidade aos jovens até o casamento – para se filiar ao Avante e disputar a vaga de Senado no ano que vem. “Ele é uma pessoa consolidada no País, tem uns cinco milhões de seguidores e entende que as mudanças vêm por meio da política. Ele ficou muito feliz com o convite e vai orar para me dar a resposta”, disse Marcel.

Galeria

Vacina + doação
A Prefeitura da Serra lançou a campanha “Serra vacinada contra a fome” para arrecadar alimentos não perecíveis a serem doados para famílias vulneráveis do município. As doações podem ser feitas nos postos de vacinação contra a Covid.

Imunização
O deputado Renzo Vasconcelos fez uma indicação ao governo pedindo que os agentes penitenciários e socioeducativos sejam vacinados contra a Covid-19 com prioridade.

Ansiedade
O vereador de Vitória Denninho Silva está afastado, por licença médica. Segundo sua assessoria, ele tem tido crises de ansiedade.

Entrou para a família?
Na sessão virtual, o nome do deputado Assumção aparece com mais um sobrenome: “Capitão Assumção Bolsonaro”. Há quem diga que pode vir a ser seu novo nome de urna.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: