X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Usar o celular durante temporal é perigoso?


Ouvir

Escute essa reportagem

Somente no último fim de semana o Estado foi atingido por cerca de 70 mil raios, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Em 24 horas foram mais de 67 mil.

Especialistas alertam sobre os perigos de usar celular e outros aparelhos durante temporal. Segundo eles, durante uma tempestade elétrica, utilizar esses aparelhos em áreas abertas pode atrair a descarga atmosférica e levar à morte.

Imagem ilustrativa da imagem Usar o celular durante temporal é perigoso?
No último fim de semana, o Estado registrou cerca de 70 mil raios |  Foto: Arquivo/AT

Foi o que aconteceu com Marcos Teone Barbosa da Costa, 46 anos, morador da zona rural de Pancas, Noroeste do Estado. De acordo com a Defesa Civil do município, ele estava na varanda de casa, mexendo no celular conectado na tomada, quando foi atingido por um raio, no domingo, e morreu.

O professor de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vitória, Pablo Muniz, destacou que em dias de tempestade não se deve utilizar o celular, telefone sem fio e radiocomunicadores em locais abertos.

“O recomendável seria utilizá-los dentro de uma edificação, um automóvel ou ônibus, locais protegidos das descargas atmosféricas”.

Imagem ilustrativa da imagem Usar o celular durante temporal é perigoso?
Professor do Ifes, Pablo Muniz disse que em dias de tempestade não se deve utilizar o celular em locais abertos |  Foto: Fábio Nunes/AT

“Em torno do aparelho é criado um campo eletromagnético um pouco mais forte, e concentrar esse campo eletromagnético pode atrair a descarga atmosférica”.

O professor alerta ainda sobre o uso do celular conectado na tomada. “Em nenhuma hipótese é recomendável usar o telefone quando ele está recarregando na tomada, tendo tempestade elétrica ou não”.

Além disso, segundo Pablo, secadores de cabelo, barbeadores elétricos e notebooks, ligados na tomada, também não devem ser usados quando houver raios.

O coordenador da área de tecnologia da Universidade de Vila Velha (UVV) Felipe Pedroso recomenda ainda que em dias de descarga elétrica é importante que as pessoas procurem abrigo.

“O cidadão não deve ficar em locais abertos. O raio não precisa atingir necessariamente a pessoa para causar um prejuízo, se ele cair perto, dependendo da energia, já causa queimaduras”.

Também por conta da tempestade, em Anchieta, na madrugada de sábado para domingo, sete bois morreram atingidos por raios.


SAIBA MAIS


Raios

  • A intensidade típica de um raio é de 30 mil ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.
  • No último fim de semana, o Estado registrou cerca de 70 mil raios.

Riscos

  • Geralmente são os efeitos indiretos associados a incidências próximo ao local onde caiu ou efeitos secundários dos raios que trazem risco. Pode causar queimaduras e até morte. As descargas também provocam incêndios e queda de linhas de energia.

Cuidados

  • Não se deve utilizar o celular, telefone sem fio e radiocomunicadores em locais abertos. O recomendável seria utilizá-los dentro de uma edificação, um automóvel ou ônibus, locais protegidos das descargas atmosféricas.
  • Em nenhuma hipótese é recomendável usar o telefone quando ele está recarregando na tomada, tendo tempestade elétrica ou não.
  • Aparelhos como secadores, barbeadores elétricos e notebooks também ligados na tomada não devem ser usados durante uma tempestade elétrica.
  • Os especialistas afirmam que o risco de uma descarga pode estar em uma instalação elétrica mal feita.
Fonte: Elat e especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: