Espírito Santo vai vacinar idosos de 90 anos no mês que vem
Escute essa reportagem

Parte do grupo com maior chance de ter a Covid-19 na sua forma grave, os idosos com mais de 90 anos vão começar a ser vacinados no Estado a partir do começo de fevereiro.
A informação foi confirmada ontem pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
Segundo ele, o Ministério da Saúde irá definir hoje a possibilidade de iniciar, já na próxima remessa de doses, a vacinação da população mais velha. Ao mesmo tempo, os demais trabalhadores da saúde, que ainda não se vacinaram, continuarão a ser imunizados.
Pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), definido pelo Ministério da Saúde, os idosos acima de 75 anos (155 mil pessoas no Estado) seriam vacinados após os trabalhadores da saúde. As doses que chegaram até o momento, no entanto, são suficientes para vacinar 71% desses profissionais.
Nésio Fernandes ressaltou que, independentemente da decisão do governo federal, o governo do Estado irá iniciar a vacinação dos idosos com mais de 90 assim que a próxima remessa for liberada pelo Instituto Butantan.
“A previsão do Instituto Butantan é liberar mais de 3 milhões de doses para o governo federal no início de fevereiro. A nossa expectativa é que ela leve ainda alguns dias para serem distribuídas aos estados até o dia 7”.
Outro ponto em definição hoje pelo governo federal, de acordo com o secretário, é a possibilidade de aplicar a Coronavac sem ter de reservar a segunda dose. A regra hoje do governo é fazer a reserva.
“Nas primeiras remessas foi necessário reservar, pois com o intervalo de 28 dias para a segunda aplicação, não havia garantia de mais doses dentro do prazo”.
Ele frisou que, caso o governo federal garanta mais doses, será possível aplicar todas que chegarem, sem fazer a reserva. “Isso vai permitir que a gente possa reduzir a idade dos idosos, vacinando aqueles acima de 80 anos”.
Nésio explicou, ainda, que essa falta de definição e um calendário de recebimento de doses por parte do governo federal tem dificultado que o Estado tenha qualquer cronograma com data certa para vacinação nesse momento.
SAIBA MAIS
Quem já está sendo vacinado
- O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, definiu para a primeira etapa da primeira fase de vacinação:
- Maiores de 60 anos em instituições de longa permanência
- Pessoas: 2.077
- Doses disponíveis: 100%
- Maiores de 18 anos com deficiência em Residências Inclusivas
- Pessoas: 108
- Doses disponíveis: 100%
- Indígenas aldeados
- Pessoas: 2.793
- Doses disponíveis: 100%
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas: 124.416
- Doses disponíveis: 71% (88.924)
- Maiores de 60 anos em instituições de longa permanência
Próximos passos
- Nos critérios do Ministério da Saúde, os trabalhadores da saúde seriam todos vacinados, para então iniciar a vacinação de idosos acima de 75 anos.
- O Governo Federal deve decidir hoje se nas próximas remessas será possível começar a vacinar idosos acima de 90 anos, junto aos demais profissionais da saúde.
- O governo confirmou que iniciará com a próxima remessa, prevista para início de fevereiro, a vacinação de pessoas com 90 anos.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários