Casais fazem sucesso dando dicas de vinhos na internet
Escute essa reportagem

Com uma paixão em comum, casais fazem cada vez mais sucesso dando dicas sobre o vinho, a bebida milenar, seja como hobby ou como profissão.
Esse é o caso do casal de sommelier Flávio Azevedo e Tatiane Gomes, que trabalha no ramo há cinco anos.
Eles têm juntos um projeto onde dão cursos profissionalizantes e para pessoas que querem apenas entender mais sobre o universo.
“Depois de fazermos um curso juntos, Tatiane veio com a ideia, mas não como algo físico. O nome veio porque, em casa, abríamos sempre uma garrafa de vinho. Por isso, pensamos na Casa do Sommelier”, explicou Flávio.
O casal usa sempre as redes sociais para passar dicas sobre o mundo dos vinhos.
Segundo eles, a maioria dos seguidores é formada por profissionais liberais, como médico e advogado, todos apaixonados por vinho.
“Nossos seguidores são bem próximos da gente, viramos uma família. Eles mandam ‘ei Casa de Sommelier! estou aqui no supermercado e queria saber se esse vinho tal é bom’. A gente responde com o maior carinho. Isso faz parte do processo, pois é nosso objetivo”, salientou Tatiane.

Outro casal que mergulhou nesse mundo de vinhos é Anna Costa e Emerson Tomate.
Eles têm compartilhado cada vez mais as suas experiências e estão bombando em uma rede social com dicas de rótulos, de harmonização de pratos com diferentes tipos de vinhos e até decoração com rolhas.
“A ideia, desde o início, era empreender nessa área. Fizemos 365 posts criativos no mundo dos vinhos e começamos a colocar no ar, como as tacinhas conversando. Depois, a gente começou a estudar de verdade sobre esse assunto e fizemos o curso de sommelier”, contou Anna.
Toda semana, eles organizam alguma degustação diferente com muitas dicas e belos cliques, de dar água na boca.
O casal também promove lives e cursos relacionados a vinho. Isto sem falar nos memes e nas mensagens divertidas em torno desse universo.
“Estamos nesse caminho há quatro anos. Fomos conquistando seguidores, evoluindo e recebemos um retorno muito bom. Nós nos tornamos uma das referências no mercado nacional. Hoje, fazemos negócio com marcas do Brasil inteiro”, detalhou Anna Costa.
DICAS DE HARMONIZAÇÃO
Para harmonizar com peixe
- Para Pratos à base de peixes brancos e bacalhau, são recomendados vinhos de uvas Alvarinho (um vinho verde, feito pela Alvarinho), ou Albariño (mesma uva Alvarinho, que muda o seu nome na região de Rias Baixas, na Espanha), Sauvignon Blanc, Riesling Trocken ou ainda um espumante nature ou brut.
- Para comer um filé de tilápia ao molho cítrico com jardineira de legumes orgânicos, a dica é harmonizar com vinho italiano Vermentino de Salento IGP 2018, da vinícola Vecchia Torre.
- Para acompanhar um arroz de mariscos, a dica é o espumante francês De Vergy Brut.
- Já o Vinho Chardonnay português harmoniza bem com risoto de moqueca.
Com frango
- Os pratos que levam frango assado, que contêm maior suculência, em função da pele e do preparo, são muito bem harmonizados com Chardonnay que tenha tido algum contato com madeira e também com espumantes brut ou extra brut feitos pelo método tradicional. Um vinho rosé bem leve também harmoniza muito bem.
Carnes suínas
- Carnes suínas (em geral) podem ser harmonizadas tanto com Riesling, com rosé, espumantes brancos ou rosés (nature, brut ou extra brut) e, até mesmo, com tintos de corpo leve a médio e/ou taninos de leve a médio e sem contato com madeira, tal como das uvas pinot noir, gamay, merlot, tempranillo e sangiovese.
Churrasco
- Para aqueles que amam um churrasco, as dicas dos especialistas são variadas:
- Churrascos de frutos do mar: opte por espumantes brut de método tradicional ou Chardonnay, com passagem em madeira.
- No caso de Churrasco de carnes vermelhas que contenham alguma gordura e suculência, prefira Malbec, Cabernet Sauvignon, Carmenère ou Syrah.
- Um exemplo: o vinho argentino Malbec Tempusalba harmonizado com T-Bone.
Fonte: Especialistas entrevistados.
Comentários