Treino pelo computador para encarar o Enem digital
Escute essa reportagem
A possibilidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na versão digital é novidade para 2021. A menos de dois meses para o dia da prova, os alunos que se inscreveram para essa modalidade devem treinar pelo computador.
Segundo especialistas, a experiência virtual garante maior confiança e segurança para fazer o exame, o que impacta no desempenho do candidato.
No Espírito Santo, 1.350 estudantes farão o Enem Digital em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim. No Brasil, serão 96.086 candidatos para o exame online, que está marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Coordenador de ensino da Gama Ensino, Lorenzo Tessari reforça que o foco agora é na revisão de conteúdos, já que dificilmente os estudantes vão conseguir fixar novos conhecimentos.
“Este ano, pela pandemia, muitas instituições aplicaram simulados digitais, então a orientação é praticar nesse modelo. Quanto mais o aluno simular em condições semelhantes ao da aplicação, mais confortável se sentirá no momento da prova e maior a possibilidade de ter bons resultados”.
Os alunos que farão o Enem Digital no próximo mês devem estar preparados para caso ocorra algum problema durante a execução da prova. É o que orienta James Scandian, diretor pedagógico da terceira série e pré-vestibular do UP.
Quanto ao conteúdo, a preparação é a mesma que para a versão impressa, com revisão e treinos. “O aluno deve ter tranquilidade e controle emocional se houver alguma falha digital durante a prova, pois isso certamente será resolvido e ele não será prejudicado”, enfatiza James.
Higor Prucoli, gestor do Centro Educacional Madan, vê como inevitável a implementação do exame virtual, e a experiência na primeira edição deverá nortear o processo.
“Levando em conta a pandemia este ano, o Enem Digital ganhou força e a tendência é fortalecer. Agora temos muito mais perguntas a fazer do que avaliação. A primeira é se vai funcionar, o que depende da infraestrutura tecnológica”.
Além disso, há a resistência de alunos em executar provas na versão digital. Prucoli observa que muitos optam por imprimir simulados mesmo quando há chance de realizá-los no computador.
De olho em bons resultados

O estudante João Miguel Zouain optou pelo Enem Digital este ano. Ele já fez a prova três vezes, duas como treineiro e uma vez quando ingressou no curso de Engenharia Civil. Agora pretende obter bons resultados para estudar Nutrição.
“Estou praticando simulados pelo computador para acostumar as vistas. É diferente fazer provas digital e impressa. Sinto um pouco mais de leveza no computador”, comentou o estudante de 20 anos.
“No Enem, eu queria arriscar no novo para saber a sensação de fazer a prova no computador. Eu sempre estudei no computador, então acho que será melhor, pois já estou habituado”, acrescenta João.
SAIBA MAIS
Enem Digital
- A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada pela 1ª vez no próximo mês.
- Ao todo, 96.086 candidatos farão esta modalidade da prova no País.
- As vagas foram preenchidas pelos primeiros que optaram pela versão digital no momento da inscrição.
- A prova digital vai seguir o mesmo formato da impressa: 45 questões de múltipla escolha e Redação. O resultado também vale como acesso em universidades e institutos federais.
Espírito Santo
- 1.350 candidatos farão a versão digital da prova em quatro cidades do Estado: Vitória, com 750 candidatos; Vila Velha, com 300; Cariacica, 100; e Cachoeiro de Itapemirim, 200.
Datas
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021.
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
- Reaplicação da prova para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura: 24 e 25 de fevereiro.
- Resultado: a partir de 29 de março.
Local da prova
- O participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço https://enem.inep.gov.br/participante/ e no aplicativo oficial do Enem, em data a ser divulgada pelo Inep.
- Nos dias do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).
Estrutura do Enem 2020 Digital
- O exame será constituído por quatro provas objetivas e uma redação.
- As provas objetivas serão de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.
- A prova de redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção do Enem tradicional.
- Os estudantes farão a prova em sistema próprio, nos computadores dos locais de aplicação selecionados pelo Inep, e receberão folhas de rascunho nos dois dias de prova.
Fonte: Ministério da Educação.
Comentários