Heróis do esporte capixaba são homenageados em Calçada da Fama
Escute essa reportagem

Emoção e gratidão foram as palavras chaves durante a inauguração da Calçada da Fama do esporte, na última terça-feira no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória. Atletas e familiares comemoraram a imortalização daqueles que marcaram o esporte capixaba.
Os homenageados foram escolhidos em votações organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) ao longo de 2019 e 2020, levando em conta a decisão de uma comissão especializada.
A lista inclui nomes como o campeão Olímpico de 2016 no vôlei de praia Alison Cerutti, o craque Geovani, que brilhou na Seleção, Vasco e Desportiva, e o ex-dirigente Nilo Etienne Duarte, que trouxe o futsal para o Estado e foi um de seus incentivadores.
A bodyboarder Neymar Carvalho destacou o reconhecimento dado às personalidades de doze modalidades diferentes. “É especial ser homenageado assim, até porque alguns de nós ainda estão em atividade. As gerações futuras vão ver a calçada, pesquisar meu nome, saber o que fiz. É o reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao esporte que amo”.
Ouro no Mundial de 2005 e prata na Olimpíada de 2008, o ícone do vôlei de praia Fábio Luiz Magalhães vê a calçada como importante para valorizar o esporte local.
“Ser homenageado vivo é muito bacana. Mostra que há talentos nascidos aqui que conquistaram o mundo. Dá um combustível para a próxima geração, da mesma forma que me espelhei nos que vieram antes de mim, os mais novos vão se espelhar em mim”.
Filho de Fontana, ex-zagueiro campeão na Copa de 1970 e falecido em 1980, Fabrício Fontana disse ser importante lembrar da história para construir um futuro. “Diz o ditado que um povo sem memória é um povo sem história. É fantástico ver meu pai ser homenageado dessa forma, para que saibam da história dele. É um gesto importante, porque imortaliza personagens que fizeram a diferença no esporte local e nacional".
“Incentivo para as próximas gerações”
Eleito melhor jogador de futebol de areia do mundo em 2007, Venicius Ribeiro Fambre, o Buru, destacou que a Calçada da Fama pode servir de inspiração para os próximos nomes que vão defender as cores do Estado no esporte.
“Ser escolhido para integrar a Calçada da Fama é uma sensação inexplicável. Vejo como uma forma de eternizar para as próximas gerações os grandes feitos no esporte”, afirmou Buru, que destacou ainda a importância social do esporte.
“Ter uma calçada da fama, que mostre os feitos de grandes atletas, vai servir de incentivo e inspiração para que as próximas gerações sigam no esporte e quem sabe também sejam homenageados um dia”, ressaltou o ex-jogador.
ATLETAS ETERNIZADOS
- Alison Cerutti – Vôlei de Praia
- Buru – Futebol de areia
- Daniel Mendes – Paratletismo
- Fábio Luiz – Vôlei de Praia
- Frank Brown – Voo Livre
- Geovani Silva – Futebol
- Juliétty Tesch – Vela
- Neymara Carvalho – Bodyboard
- Nilo Etienne Duarte – in memoriam Futsal
- Tayanne Mantovanelli – Ginástica
- Adalberto Rodrigues – Tênis em cadeira de rodas
- Anderson Varejão – Basquete
- Fontana – in memoriam Futebol
- Natália Gaudio – Ginástica
- Paulo André Camilo – Atletismo
Comentários