Motoqueiros aterrorizam moradores do Morro do Moreno
Escute essa reportagem

É nas primeiras horas da madrugada que o ronco forte dos motores e do escapamento acorda de sobressalto os moradores do Morro do Moreno, em Vila Velha.
São motociclistas que passaram todas as semanas fazendo barulho pelas trilhas desde que o acesso principal ao topo do morro foi fechado, há cerca de dois meses.

“Eles chegam em um grupo grande, de 20 motociclistas, sempre gritando, xingando, buzinando e fazendo manobras arriscadas. É um transtorno muito grande”, relatou o presidente da Associação dos Moradores do Morro do Moreno, Christian Aigner.
Os moradores contam que o problema começou há dois meses, quando a rua Xavantes foi pavimentada. A via faz a ligação entre a Praia da Costa e o topo do Morro do Moreno, sendo muito frequentada por quem pretende subir. O acesso para carros e motos, no entanto, foi fechado.
“A pavimentação foi uma melhoria excelente, mas, por conta do bloqueio, os motoqueiros passaram a procurar outra forma de subir. Agora, eles passam pelo meio do mato, onde ficam as casas. Na região, moram muitos idosos e recém-nascidos”, contou Christian.
O acesso dos motociclistas está sendo feito pelo chamado lado norte do Morro do Moreno, onde ficam cerca de 60 casas. “O problema de noite é por conta do barulho, mas eles também vão durante o dia, colocando em risco quem passa pelo local”, ressaltou o morador Carlos Salles.
Para tentar impedir a entrada dos motociclistas, um grupo de moradores fez um bloqueio no início da trilha, onde um pórtico de madeira foi construído.
O local, no entanto, foi destruído para a passagem das motos. “Depois disso, fizemos um bloqueio de concreto, mas eles também quebraram”, contou um morador que pediu para não ser identificado.
Outra preocupação é com a fauna e flora local, já que a região é classificada como área de preservação permanente.
Comentários