Após infarto, Vitor Buaiz deve receber alta de hospital: "Estou muito bem"
Escute essa reportagem

"Estou muito bem, bem recuperado". A afirmação é do ex-governador do Estado, Vitor Buaiz, de 77 anos, que foi internado na manhã de quarta-feira (2), em um hospital de Vila Velha, após sofrer um infarto.
Na tarde desta quinta-feira (3), Buaiz, que também é médico, conversou por telefone com a reportagem do Tribuna Online. Demonstrando estar bem e com bom humor, o ex-governador revelou que deve receber alta nesta sexta-feira (4).
De acordo com Buaiz, por conta da pandemia do novo coronavírus, ele e a esposa, Maria de Lourdes Lordello Buaiz, 72, deixaram a cidade de Vitória há 150 dias e foram para Venda Nova do Imigrante para ficar em quarentena.
"Sempre faço minhas caminhadas e, na manhã de ontem (2), senti um mal estar e resolvi procurar um cardiologista em Venda Nova do Imigrante mesmo e fiz o eletrocardiograma. Ele me encaminhou ao Hospital Evangélico de Vila Velha para fazer uma angioplastia", disse.
A angioplastia é uma intervenção cirúrgica destinada a reparar um vaso deformado, estreitado ou dilatado.
"Logo, logo já se restabeleceu a circulação no músculo cardíaco. Nesta quinta, fiz um exame e o médico ficou surpreso porque não tinha nenhuma lesão no miocárdio. Amanhã (4), já vou para casa", informou.
Além de ter procurado o atendimento médico logo nos primeiros sinais de que algo não ia bem, Buaiz relatou que os médicos disseram que alguns fatores foram importantes para evitar que algo mais grave ocorresse com o ex-governador.
O primeiro deles é a alimentação equilibrada. O segundo é o fato dele praticar atividades físicas com frequência. "Pratico remo há 60 anos", revelou ele, que ainda citou já ter sido atleta de futsal e campo, além de outras modalidades.
"Também não me estressar, ouvir boas músicas e ler bons poemas Tudo isso faz parte", brincou o ex-governador.
Após realizar o procedimento de angioplastia e os exames que mostraram que não houve lesões no coração, Buaiz também tranquilizou os amigos que telefonaram e enviaram mensagens preocupados com a notícia de que ele sofreu um infarto.
Em nota, a assessoria do Hospital Evangélico de Vila Velha informou que “o paciente, de 77 anos, passou por exames nesta quinta-feira. O quadro permanece estável e o paciente demonstra boa evolução”.
Vitor Buaiz é formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1967. Ele participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 e atuou no Sindicato dos Médicos do Estado.
Depois, passou a se dedicar à carreira política. Foi prefeito de Vitória entre os anos de 1989 a 1992 e governador do Estado no período de 1995 a 1998. Acabou de completar mais um ano de vida. Nascido em 1943, fez aniversário no dia 19 de agosto.
Comentários