Bibliotecas da Ufes terão sistema de drive-thru para atender estudantes
Escute essa reportagem

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) vai começar a disponibilizar o empréstimo de obras pelo sistema de drive-thru para atender a demanda da comunidade acadêmica. Com a retomada das atividades de ensino marcada para 9 de setembro, a Universidade começou a fazer algumas adequações no sistema.
De acordo com o diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, haverá um plantão de atendimento para que os usuários possam retirar obras, por meio de agendamento prévio.
Os plantões estão programados para as terças e quintas-feiras, das 8 às 14 horas, e serão realizados nas bibliotecas dos quatro campi da Ufes, sendo que, no campus de Goiabeiras, será concentrado na Biblioteca Central.
“O usuário busca o livro desejado pelo catálogo on-line, faz a solicitação, e a equipe entra em contato informando a disponibilidade do pedido", explica Medina. Se o livro estiver disponível, o estudante faz o agendamento para ir buscá-lo.
O diretor também informa que livros já emprestados poderão permanecer com os estudantes até o início das atividades presenciais, de forma a evitar o deslocamento aos campi somente para realizar a devolução.
Mas, caso queiram devolver os exemplares, podem ir à biblioteca nos dias de plantão de atendimento, sem a necessidade de agendamento prévio (saiba mais sobre como será o funcionamento no arquivo anexado abaixo).
Novas bases
Para ampliar o atendimento, a Universidade também está realizando a contratação de três novas bases de livros digitais: Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Pearson e Biblioteca Digital Cengage. Juntas, elas darão à comunidade acadêmica acesso a mais de 16 mil obras em formato digital.
Além disso, as atividades das bibliotecas realizadas on-line continuam, como as informações sobre a situação do usuário e o acesso a recursos digitais. Para mais informações sobre os serviços ofertados pelas bibliotecas durante a pandemia, CLIQUE AQUI.
Leia também: Aula online: Alunos da Ufes poderão cancelar disciplina e não serão reprovados
Comentários