Cirurgia ajuda a ter barriga de tanquinho
Escute essa reportagem

Um dos objetivos de quem malha, além de manter a saúde física, é conquistar um corpo sarado. Hoje, algumas técnicas cirúrgicas podem ajudar a chegar a esse resultado, como aconteceu com a cantora Ludmilla e sua companheira, a dançarina Brunna Gonçalves.
Elas causaram um verdadeiro alvoroço com o resultado de uma lipoaspiração de alta definição, conhecida como LAD ou HD, ao posarem com os tanquinhos esculpidos pela cirurgia. Esse procedimento já é feito por cirurgiões plásticos no Estado.
Segundo o cirurgião plástico Pablo Delboni, a lipoaspiração de definição é focada em eliminar depósitos de gordura localizada e também na restauração da definição dos grupamentos musculares.
“O resultado é um contorno mais tridimensional, que evidencia as depressões e saliências características da musculatura de cada região tratada, proporcionando uma aparência mais atlética”.
A procura pela HD tem aumentado e, segundo Delboni, 60% das cirurgias feitas por ele tem lipoaspiração de definição associada.
“É um procedimento indicado para homens e mulheres que, mesmo estando com seu peso ideal, desejam ficar com o contorno corporal mais definido ou aos que têm dificuldade em definir a musculatura, apesar da realização de atividade física”.

A técnica difere da lipoaspiração convencional, de acordo com o cirurgião plástico Rodrigo Rizzo, porque nela são usadas cânulas de menor diâmetro. “Esculpimos camadas mais superficiais do panículo adiposo, a fim de se adquirir uma melhor definição”.
Sobre o tempo de recuperação, Rizzo diz que o retorno às atividades se dá em até sete dias, evitando-se apenas o esforço físico. “Os resultados já podem ser observados logo nos primeiros dias, mas, assim como toda cirurgia plástica, só se completa após seis meses”.
O cirurgião plástico André Fraga ressalta que o vibrolipoaspirador usado no procedimento contribui para a menor tempo cirúrgico, além de causar menos dor, inchaços e sangramentos.
O médico, porém, faz um alerta quanto ao procedimento, conforme explicou. “Em casos de pacientes que fazem a abdominoplastia e querem fazer a lipo HD junto, é preciso cuidado. Oriento fazer separado, porque a pessoa pode ter problemas de vascularização e ocorrer uma necrose da barriga”.
“Melhor do que eu esperava”

Mesmo malhando diariamente e seguindo uma dieta, a servidora pública Marcela de Castro Morcerf Reiff, 36 anos, não conseguia o resultado que desejava.
“Fui em uma consulta com meu cirurgião e ele me indicou a lipoaspiração HD, pois sempre malhei e queria uma barriga definida”.
“O resultado foi melhor do que eu esperava. A pós-cirurgia foi muito tranquila e, hoje (ontem), só estou com 51 dias de cirurgia. Vai ficar ainda melhor”, contou.
Saiba mais
Lipoaspiração HD ou LAD
Como funciona
-
A cantora Ludmilla mostrou o resultado da cirurgia nas redes sociais
A Lipoaspiração de alta definição é focada em eliminar depósitos de gordura localizada e também na restauração da definição dos grupamentos musculares.
-
A técnica difere da lipoaspiração convencional porque nela são usadas cânulas de menor diâmetro, esculpindo camadas mais superficiais do panículo adiposo, a fim de se adquirir uma melhor definição.
-
O vibrolipoaspirador (dispositivo que remove a gordura), usado no procedimento, vibra e destrói as moléculas de gordura. Também contribui para menor tempo cirúrgico, além de causar menos dor, inchaços e sangramentos.
Resultado
-
O resultado é um contorno mais tridimensional que evidencia as depressões e saliências características da musculatura de cada região tratada, proporcionando uma aparência mais atlética.
Indicação
-
A dançarina Brunna Gonçalves exibiu corpo após o procedimento HD
O procedimento possui uma indicação um pouco mais restrita que a lipoaspiração convencional, uma vez que o paciente que responderá melhor ao tratamento é aquele com menor quantidade de gordura a ser aspirada e já possuir um bom tônus muscular. É o caso, por exemplo, de praticantes de atividades físicas que, sozinhos, não conseguiram a definição muscular que almejam.
-
Tanto a lipoaspiração tradicional quanto a de alta definição foram desenvolvidas para refinamentos de regiões com gordura localizada e não para o emagrecimento.
Cuidados
-
O ganho de peso pós-cirúrgico pode comprometer o resultado ao longo do tempo, à medida em que o paciente volta a acumular gordura nas áreas previamente lipoaspiradas.
-
Em casos de pacientes que fazem a abdominoplastia e querem, junto, a lipo HD, é preciso cuidado.
-
A orientação é que a pessoa faça os procedimentos separados, para não ocorrer problemas de vascularização.
Pós-cirurgia
-
Os cuidados após a cirurgia incluem drenagens linfáticas, uso de malhas pós-cirúrgicas (cintas) e liberação tecidual funcional caso necessário.
-
Será necessário também uma mudança de hábitos, como alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares.
Fonte: Médicos consultados.
Comentários