Comerciantes animados com reabertura de praças de alimentação aos sábados
Escute essa reportagem
No primeiro sábado de reabertura das praças de alimentação dos shoppings da Grande Vitória, comerciantes mostraram animação para os próximos dias e acreditam que movimento deve aumentar.
Para a maioria deles, muitas pessoas não ficaram sabendo que a reabertura ocorreria ontem e acabaram deixando de ir ao local.
O funcionamento aos sábados está liberado das 12h às 16 horas nos municípios do Estado classificados em risco moderado de contaminação pelo novo coronavírus, conforme portaria publicada na quinta-feira no Diário Oficial.
No Shopping Vitória, 51 estabelecimentos estavam abertos. O gerente do Burger King, Helield Loyola, 26 anos, tem expectativa de que no próximo fim de semana as vendas melhorem.
“Acredito que, até lá, as pessoas ficarão mais atentas à abertura. Hoje, em uma hora e meia de expediente, cerca de 25 pessoas foram atendidas”, afirmou.
No Shopping Vila Velha, 26 estabelecimentos estavam abertos.
Para o gerente do Green Station, Augusto Bongiovani, 27 anos, o movimento, apesar de não estar como antes da pandemia, contou com mais pessoas do que imaginava.
Em sua loja, passaram de 15 a 20 pessoas. Antes da pandemia, no horário de almoço de sábado, passavam entre 120 e 150 pessoas.
“Mas, a situação está melhor do que antes, que estava fechado. A minha expectativa é que o movimento aumente tanto nos próximos sábados quanto nos dias de semana”, pontuou.
No Shopping Praia da Costa, 17 lojas de alimentação estavam funcionando. A abertura foi facultativa e nem todos os comerciantes optaram por abrir. Mas, a expectativa do centro comercial é que no próximo sábado haja ainda mais restaurantes abertos.
A gerente do Vivenda do Camarão, Gilva Maria da Silva, 37 anos, também está otimista com relação à abertura.
“Hoje o dia foi bem tranquilo, passaram pelo nosso restaurante cerca de 15 pessoas. Mas, a expectativa é que melhore daqui para a frente”, disse.

Medidas de segurança aprovadas
O professor Mauro Silva Piazzarollo, 51 anos, a filha Marina Saade Piazzarollo, 12 anos, e a amiga dela, Maria Eduarda Labiapari de Oliveira, 12 anos, resolveram ir ao shopping almoçar.
As meninas disseram que estavam gostando bastante do passeio, depois de tantos dias em casa.
“Acho que muita gente não está sabendo ainda que é o primeiro fim de semana de abertura. Eu, por exemplo, não sabia, vim para cá arriscando mesmo, para sairmos um pouco”, disse o professor.
Mauro afirmou estar gostando das medidas de segurança adotadas pelos estabelecimentos, como a separação das mesas. “Eles estão tendo o cuidado de sinalizar onde podemos sentar e onde não”, acrescentou.
Reabertura de lojas
A farmacêutica Sandra Carmo, 39 anos, e o motorista Milton Esteves, 52, também optaram por almoçar no centro comercial, e já estão com expectativa para reabertura dos demais estabelecimentos. “Gostaríamos que todas as outras lojas estivessem abertas, para que a gente pudesse vir normalmente”, afirmou Sandra, que também elogiou a organização do espaço.
Saiba mais
Regras para a reabertura
- Respeitar o horário de funcionamento até 16 horas, isolando o espaço após este horário.
- Na hipótese de formação de fila de espera para acesso ao estabelecimento, deverá utilizar faixas ou marcações para limitar a distância mínima de 1,5 metro entre clientes.
- Aumentar a distância entre mesas e cadeiras a serem ocupadas, com o afastamento mínimo de 2 metros.
- Trocar com frequência os talheres utilizados para servir.
- Disponibilizar álcool 70% nas proximidades do balcão de exposição de alimentos.
- Providenciar barreiras de proteção dos alimentos no balcão ou em gôndolas de autosserviço.
- Retirar das mesas objetos que possam ser veículo de contaminação, como jogos americanos, toalhas de mesa, enfeites e displays.
- Promover a limpeza e a desinfecção do local.
Comentários