Projetado pelo criador do Porsche, Fusca celebra 86 anos
Escute essa reportagem

por Weslei Radavelli, com informações de Eduardo Sodré, da Agência Folhapress
Projetado por Ferdinand Porsche para atender a um pedido de Adolf Hitler. Deste modo, no dia 22 de junho de 1934, foi iniciada a criação de um carro que marcou gerações e que, certamente, fez parte da vida de muita gente: o Fusca. E é neste dia, 22 de junho, que é comemorado o "Dia Mundial do Fusca".
Há 86 anos, o veículo foi criado na Alemanha a pedido de Hitler. Ele queria um carro barato, mas robusto e econômico, para circular nas ruas. O veículo tinha que atender a exigências estipuladas pelo governo e era parte de uma estratégia de estado para dar rodas ao país e desenvolver a indústria.
A produção, ainda em protótipos, começou em 1936, tendo o carro recebido o nome KDF-Wagen, uma abreviação de "Kraft durch Freude" (Força pela Alegria), nome da associação responsável pela venda do veículo. Wagen significa carro em alemão. Dois anos depois, em 1938, o Fusca começou a ser produzido e os trabalhadores pagavam um tipo de consórcio: preenchiam uma cartela com selos que, quando completa, dava direito ao automóvel.
A produção chegou a ser paralisada durante a Segunda Guerra Mundial, quando veículos anfíbios e utilitários com fins militares foram montados sobre a base do Fusca. O carro poderia ter desaparecido ou sucumbido diante das atrocidades do governo nazista, mas a fabricação foi retomada ainda em 1945, agora sob o comando dos ingleses. As primeiras unidades atendiam às forças aliadas no pós-guerra.

Chegada ao Brasil
O carro fez parte do processo de reconstrução da Alemanha e começou a ser exportado no fim dos anos 1940. Começava a ser construída uma nova imagem para o "besouro", que é um dos tantos apelidos do modelo Volkswagen.
E foi no Brasil que o nome "Fusca" pegou. Originalmente ele se chamava "Volkswagen Sedan". A origem é atribuída à forma como os alemães pronunciam a sigla VW.
As primeiras unidades chegam ao país em 1950, em um pequeno lote importado pela Brasmotor. No ano seguinte, a empresa começa a montar o carro com peças vindas da Alemanha. Cerca de 1.200 unidades foram produzidas até 1953.
A montagem nacional do Fusca sob comando da Volkswagen começou em março de 1953, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Na época, 12 operários produziam o carro, que se chamava Sedan 1200. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, foi inaugurada em 18 de novembro de 1959.
E, até hoje, mesmo com o veículo não estando mais em produção, não é difícil encontrar quem não tenha uma história relacionada a um Fusca. Nas décadas de 60 e 70, o veículo era um dos mais populares do Brasil.
O veículo virou tema de filme, como personagem principal em "Se Meu Fusca Falasse", de 1968, e na música, como "Fuscão Preto", do Trio Parada Dura, de 1981.
Você também tem uma história com um Fusca ou tem um modelo dele até hoje? Envie sua história para o nosso Whatsapp 27 99880-1942 ou pelo inbox do Instagram, que vamos acrescentá-la aqui.
Comentários