Escolas preparam volta às aulas no segundo semestre
Escute essa reportagem

Com as aulas suspensas no Estado até o final do mês, as escolas estão se preparando para retornar no segundo semestre com regras que incluem distanciamento, uso de máscara e até revezamento entre alunos.
O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), por exemplo, está elaborando um protocolo de volta às aulas com três eixos – pedagógico, sanitário e jurídico. Esse protocolo, segundo o superintendente do Sinepe, Geraldo Diório, deverá ser apresentado às escolas de amanhã até quinta-feira e, posteriormente, aos pais, bem como ao governo Estado.
Destacando que a escola não será mais a mesma após a pandemia, Geraldo Diório disse que os funcionários terão de ser capacitados para atuar nessa nova realidade do ambiente escolar.
Ele explicou que algumas regras de segurança, como revezamento, por exemplo, irão variar conforme o espaço, considerando que alunos deverão manter um distanciamento de um metro do outro em sala de aula, mesma distância que deve ser mantida por professores e demais educadores e funcionários.
Estão previstas situações em que os alunos terão de trocar de sapatos antes de entrar na sala de aula para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). Isso, de acordo com o superintendente do Sinepe, deve ser mais comum para a educação infantil e fundamental I, especialmente para estudantes de até 7 anos.
Assim como nos shoppings, as escolas também se prepararam para medir a temperatura dos aluno e funcionários na entrada das instituições de ensino. O álcool em gel será indispensável na chegada e em outros ambientes. O uso da máscara em tempo integral também fará parte da realidade dos alunos e funcionários.
Já a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) informou ontem que está planejando o retorno às aulas, sem dar detalhes. O sistema de rodízio em aulas presenciais da rede estadual já foi cogitado em entrevistas recentes.
Ao retornarem às escolas, os alunos da rede estadual terão aulas não presenciais aos sábados, pois vão precisar cumprir 800 horas de aulas, distribuídas em 200 dias letivos.
Comentários