Restaurantes não poderão abrir no fim de semana pela primeira vez desde o início da pandemia
Escute essa reportagem
Pela primeira vez desde o início da pandemia, os restaurantes localizados em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Fundão e Santa Teresa não poderão abrir durante o fim de semana. A medida foi apresentada no dia 8 de maio pelo governo do Estado e começa a valer neste sábado (16) e domingo (17).
Com isso, os estabelecimentos não poderão receber clientes em seus espaços. Eles terão que trabalhar no sistema de delivery ou na situação onde o cliente pedirá o produto e irá até a porta do estabelecimento retirá-lo.
A medida está levando apreensão aos empresários do setor, de acordo com o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet.
"Enxergamos com muita apreensão (o fechamento no fim de semana). Estamos muito tristes com essa decisão porque ainda não a compreendemos. Muitas empresas não vão sobreviver", disse.
Segundo Vervloet, o faturamento do setor durante o fim de semana chega a compreender 50% dos ganhos durante o mês. "Mas durante essas restrições, o faturamento normal tem sido 15% a 20%. Tirando o final de semana, fica bem precária a frequência dos estabelecimentos", explicou.
Ainda de acordo com o presidente, o sistema de delivery não compensaria. "É uma operação auxiliar do estabelecimento. Não justifica a própria ooperação para quem trabalha com salão", destaca.

Apesar do município de Presidente Kennedy, no Sul do Estado, ter se juntado às cidades listadas acima no risco alto para contaminação do Covid-19, os estabelecimentos poderão funcionar na cidade neste fim de semana.
Isso porque o novo Mapa de Gestão de Risco entra em vigor na próxima segunda-feira (18) e vai até domingo (24).
Ainda de acordo com o decreto do governador Renato Casagrande, os restaurantes podem continuar trabalhando até as 16 horas de forma presencial de segunda a sexta-feira e, após este horário, por delivery.
Até então, esses estabelecimentos poderiam atuar também aos sábados e domingos no mesmo modelo, com entrega. No entanto, agora, nos finais de semana só poderão atender com entrega.
Comentários