Ciclovia com 30 km de extensão vai ligar 26 bairros na Serra
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Para facilitar a vida de quem prefere andar sobre dois pedais, uma grande ciclovia está sendo construída na Serra. A proposta é interligar 26 bairros do município, totalizando uma via com extensão de quase 30 quilômetros.
Obras de ciclovias, que somam nove quilômetros e estão em andamento, vão ser interligadas a 21 quilômetros de ciclovias já existentes. A via para ciclistas para integrar diversos trechos, incluindo as principais avenidas, como a Norte-Sul, além de dois terminais da Serra: Jacaraípe e Laranjeiras.
Na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, a obra que teve início em dezembro, prevê a urbanização e a recuperação de ciclovia de 7,5 quilômetros.
Em Maringá, a obra está em andamento e terá, ao todo, 5,7 km de ciclovias implantadas entre a rotatória e suas ramificações, nas avenidas Norte-Sul, Porto Canoa, Civit I, avenida João Pinheiro e a rua Santa Maria.
Outra obra que está em andamento é a de implantação de uma ciclovia na avenida Norte-Sul, no trecho entre as avenidas Braúna e Eudes Scherrer de Souza.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano da Serra, Mirian Soprani, a ideia é construir, ao todo, mais de 100 quilômetros de ciclovia.
“Atualmente, o município tem mais de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas entre as principais vias da cidade. Queremos ampliar esse número, melhorar o trânsito e incentivar mais pessoas a mudarem os meios de transporte para a bicicleta”, explicou a secretária.
Ela ainda ressalta que as obras, que estão previstas para serem finalizadas até o fim desse ano, fazem parte do plano do município para reduzir o número de veículos automotivos nas ruas e reorganizar o trânsito.
“Nosso ciclista vai ter uma rota bem ampliada e vai poder circular por vários bairros. Vão conseguir se conectar aos terminais, poder se deslocar para trabalhar. Nessa região vamos conseguir ter uma movimentação maior”, disse Mirian.
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, ressaltou que investir em ciclovias atinge vários objetivos. “Contribui com o meio ambiente, reduzindo a poluição de veículos, ajuda na saúde das pessoas, que se exercitam mais, e melhora a mobilidade urbana”.
SAIBA MAIS
Serra
> A grande ciclovia vai interligar 26 bairros da Serra. Contemplará Maringá, Civit I, Civit II, Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Feu Rosa, Barcelona, Portal de Jacaraípe, São Pedro, Costa Dourada, Residencial Jacaraípe, Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares.
> Também passará pelo Conjunto Jacaraípe, São Patrício, Taquara II, Val Paraíso, Mata da Serra, Porto Canoa, Praia da Baleia, Castelândia, Camará, Parque Jacaraípe e Estância Monazítica.
> Cerca de 21 quilômetros das obras já estão finalizadas, outros nove quilômetros ainda serão concluídas até o final do ano.
Vila Velha
> São 27 km para serem implantados em cerca de quatro a cinco anos. Entre elas estão: ciclofaixa dos bairros Novo México, Brisamar, Santa Inês e Araçás.
> Em conclusão: ciclovia da avenida Carlos Lindenberg, na altura de Santa Inês; ciclofaixa em Cobilândia; ciclofaixa da rua Itaiabaia, em Coqueiral de Itaparica; ciclofaixa e ciclovia da avenida Brasil, na Grande Terra Vermelha, entre outras.
> Mais 48 km serão implantados a longo prazo, como a Estrada Jerônimo Monteiro, da Glória a Paul; da avenida Carlos Lindenberg à Av. Robert Kennedy; ciclovia de Cobilândia a Vale Encantado, entre outras.
Vitória

> A prefeitura de Vitória prevê a construção de 17 quilômetros de ciclovias.
> As vias que serão contempladas são: Avenida Vitória, avenida Rio Branco até a Terceira Ponte.
> Outras faixas para bicicletas serão as ciclorrotas, ruas compartilhadas entre carros e bicicletas. Os bairros ainda serão definidos.
Cariacica
> Há planos de construção de mais de oito km de ciclovias em até seis anos e 31 km de ciclofaixas nos próximos três anos.
> Os novos trechos irão integrar a Região de Porto de Santana, Itacibá, Jardim América e Campo Grande. Estão ainda previstos trechos conectando os bairros Novo Brasil, Vale dos Reis, Mucuri, Nova Brasília e Itanguá, Jardim Botânico, Jardim América e a região da Grande Flexal, prevendo a integração com o aquaviário em Porto de Santana.
Fonte: Prefeituras citadas.
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