Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Orçamento na ceia de Natal

| 25/12/2019, 16:27 h | Atualizado em 25/12/2019, 16:36

Enquanto alguns preparavam a ceia natalina e boa parte seguia para as últimas compras de Natal, o prefeito de Vila Velha e o presidente da Comissão de Finanças da Câmara canela-verde, Heliosandro Mattos, acertavam os últimos detalhes para a votação do Orçamento do município para 2020.

A peça, no valor de R$ 1,167 bilhão, é a única da Grande Vitória que ainda não foi votada. O relatório foi votado na segunda-feira na Comissão de Finanças e a previsão é que ele vá a plenário na próxima segunda. “Vamos votar o Orçamento no dia 30, de manhã, e à tarde já enviamos para o prefeito para que seja sancionado. Não vai atrapalhar em nada os compromissos do ano que vem. Tivemos muito zelo”, disse Heliosandro que é também o relator da peça orçamentária.

Ele disse que cerca de 90% das emendas foram rejeitadas: “Reduziam recursos na Educação e Saúde, que têm piso mínimo, mexiam em precatórios. Aí ficaram prejudicadas. Das emendas parlamentares acatamos as de serviços públicos”.

Com ou sem problema?
Sem aprovar o Orçamento, a Câmara de Vila Velha não pode entrar de recesso e as finanças da prefeitura podem ficar comprometidas.

Mas, o prefeito Max Filho disse que há uma saída legal em caso da peça não ser votada neste ano.

“Podemos usar o duodécimo”. Ele confia na aprovação. “Espero que a Câmara não queira criar problema no último ano”.

“Política é um vício”
O tucano Thomas Tommasi está de volta à vida política. Após as brigas no ninho tucano de Vitória ele tinha se afastado e se dedicado ao laboratório da família.

Mas, a pedido do presidente Vandinho Leite, assumiu o Instituto Teotônio Vilela e foi, no início do mês, nomeado assessor do deputado Emilio Mameri. “Minha mulher diz que meu vício é política”.

Inauguração de obras ainda no ano velho
O governador Renato Casagrande estava falando sério quando disse que não entraria em recesso.

Na sexta-feira ele vai entregar as obras de drenagem e pavimentação de várias ruas de Mantenópolis, que foram concluídas. Já no sábado, o governador vai para o Litoral Sul e inaugura a nova orla de Marataízes. Na segunda-feira deve receber lideranças no gabinete.

Vitória com 100% de ocupação no Réveillon
Quem está rindo à toa é o secretário da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Léo Krohling, com a capital alcançando 100% de ocupação na rede hoteleira entre o próximo final de semana e o final de semana após o Réveillon.

“É o 4º ano consecutivo que alcançamos essa marca. Ano passado foi o melhor verão em 10 anos. Esperamos que esse seja também”, disse. Cerca de 1,2 milhão de pessoas deve passar por Vitória durante o verão.

GALERIA

Torta de climão
Na inauguração do DPM da Vila Rubim, em Vitória, ontem, era nítido o clima constrangedor entre o prefeito Luciano Rezende e o presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix.

Balanço
O deputado federal Amaro Neto encerrou o 1º ano de mandato com 60 projetos de lei apresentados e relatando outros 15 em comissões.

A verdade vos libertará
“Mérito maior não há que viver buscando a verdade, mas sem pretender jamais ser o dono dela”. Do ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto, no Twitter.

Reflexão de natal
E se Jesus fosse um líder político e o Sermão da Montanha fosse o plano de governo? Ele seria eleito ou acabaria crucificado novamente?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: