Ar-condicionado em 100% das escolas da área urbana de Viana
De acordo com a prefeitura, a mudança na infraestrutura busca levar mais conforto a alunos e professores da rede municipal
Siga o Tribuna Online no Google
Em Viana, o ano letivo da rede municipal começou com todas as escolas da área urbana 100% climatizadas. As aulas começaram na quinta-feira (05), com mais de 14.500 alunos matriculados.
De acordo com a secretária de Educação de Viana, Angela Cavati, a mudança na infraestrutura busca levar mais conforto para alunos e professores da rede. “A climatização é um diferencial importante, pois garante mais conforto para os alunos e melhores condições de trabalho para os professores”.
Outra novidade para o ano letivo de 2026 é a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lienir Tosta das Neves. A nova unidade, em Morada de Bethânia, tem capacidade para receber até 300 crianças, divididas em dois turnos.
“Esse é um passo importante para nós, porque a nova unidade amplia o atendimento à primeira infância e fortalece a rede municipal de ensino”, diz Angela.
A estrutura física do Cmei conta com oito salas de aula, refeitório, sanitários acessíveis, áreas administrativas, pátio externo e espaço de recreação, atendendo crianças com idades entre 3 e 5 anos.
Para incentivar a leitura, os alunos poderão levar para casa os livros de histórias que serão trabalhados nas aulas. A ideia é que cada estudante tenha sua biblioteca particular. “Neste ano, serão cerca de seis livros, para que os alunos continuem em casa o trabalho iniciado na escola”, acrescenta a secretária.
Antes do início das aulas, os 1.203 professores da rede municipal passaram por uma série de capacitações, com temas da rotina escolar. “As formações abordaram diversos temas, como autismo, relacionamento interpessoal e também conteúdos específicos das áreas de matemática, língua portuguesa e ciências”.
Além disso, a prefeitura deve lançar, em março, uma plataforma digital para servir de apoio aos profissionais. “Os professores poderão ter acesso a cursos e ferramentas para ajudar no planejamento das aulas”.
Para a secretária, os investimentos já estão rendendo bons frutos. “No ano passado, conquistamos o selo ouro em alfabetização. Neste ano, queremos conquistar ainda mais”.
Fique por dentro
Escolas
41 escolas
14.500 alunos matriculados atualmente
15 mil vagas
4.050 para educação infantil
10.950 para ensino fundamental
1.203 professores
Novidades para 2026
Novo CMEI
Foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lienir Tosta das Neves, em Morada de Bethânia.
O prédio possui oito salas de aula, refeitório, sanitários acessíveis, áreas administrativas, pátio externo e espaço para recreação.
A capacidade é para até 150 crianças em tempo integral ou até 300 estudantes em dois turnos.
Atualmente, está recebendo crianças com idades entre 3 e 5 anos. No entanto, o plano é atender a faixa etária de 0 a 5 anos.
As vagas para este ano já estão todas preenchidas.
Climatização
A rede municipal de Viana também iniciou o ano com 100% das escolas da área urbana climatizadas.
Plataforma digital
Em março, a prefeitura planeja lançar a plataforma Sapions, para a formação de professores.
Nela, os profissionais da educação terão acesso a cursos e capacitações para ajudar no planejamento de atividades.
Mais tecnologia
As escolas agora estão equipadas com quadros digitais para auxiliar os professores nas aulas.
Nas escolas de ensino fundamental, todas as salas possuem o quadro.
Já nas de ensino infantil, pelo menos uma sala possui o equipamento.
Livros
Os alunos receberão uma coleção de livros que serão trabalhados em aula com os professores.
A ideia é que cada estudante da rede tenha sua biblioteca particular, incentivando o hábito da leitura.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários