800 vagas em cursos do Senai para trabalhar na indústria
Oportunidades são para os cursos de mecânica, logística, segurança do trabalho, eletrotécnica e eletromecânica
Mais de 800 vagas em cursos técnicos em todo o Estado foram abertas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu).
As chances são para estudantes da rede pública estadual que estejam cursando este ano a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular, ou 1ª ou 2ª etapa da EJA Ensino Médio.
Há vagas nos Senais de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, para os cursos de eletrotécnica, mecânica, segurança do trabalho, eletromecânica e logística com enfoque na área portuária.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 pelo site www.selecaoaluno.es.gov.br.
Para o diretor regional do Senai-ES e superintendente do Sesi-ES, Geferson Santos, a parceria do Senai reforça o seu compromisso com a expansão do acesso à educação profissional para conquistar novos espaços no mercado de trabalho.
“Nosso propósito vai além da capacitação técnica: é preparar pessoas para atuar com confiança em um mercado em constante transformação”, explicou.
E continuou: “Essa parceria reforça nosso compromisso com a inclusão produtiva e a transformação social, tendo a educação profissional como caminho para que cada estudante assuma o protagonismo, amplie horizontes e construa um futuro mais digno e cheio de possibilidades”.
Segundo estudo do Senai, conduzido pelo Observatório Nacional da Indústria, egressos da instituição recebem, em média, salários 10,2% superiores aos de outros profissionais que exercem a mesma função na indústria.
A análise combina dados do Senai com informações do mercado formal de trabalho do Registro Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS/MTE).
Conforme o Mapa do Trabalho, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, o Espírito Santo deverá formar quase 280 mil profissionais nos próximos anos, especialmente nas áreas de construção (8,3 mil), manutenção e reparação (4,8 mil), metalmecânica (3,6 mil) e operação industrial (3,1 mil).
Essa demanda de formação profissional é impulsionada pela necessidade de atender ao crescimento da indústria, à criação de novos empregos e à reposição de trabalhadores, com destaque para a requalificação de pessoal já na ativa.
Saiba Mais
Cursos técnicos gratuitos
Vagas: mais de 800.
Local: Unidades do Senai-ES pelo Espírito Santo.
Público
Estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular ou a 1ª ou 2ª etapa da EJA Ensino Médio.
Onde se inscrever:
Inscrições são pelo site disponível por meio do link até a próxima sexta-feira (20) de fevereiro.
Unidades com cursos
SENAI Aracruz: Eletrotécnica e Mecânica.
SENAI Cachoeiro de Itapemirim: Eletrotécnica e Eletromecânica.
SENAI Colatina: Eletromecânica e Segurança do Trabalho.
SENAI Linhares: Eletrotécnica.
SENAI São Mateus: Mecânica e Eletrotécnica.
SENAI Serra: Mecânica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica.
SENAI Vila Velha: Mecânica.
SENAI Vitória: Logística (com foco em Logística Portuária) e Eletrotécnica.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários