Chuva dá trégua a partir deste domingo no ES
Zona de Convergência começa a se desfazer. Defesa Civil diz que pior fase já passou e foca em ajuda humanitária
Após dias de chuva persistente em várias regiões do Espírito Santo, o tempo deve começar a melhorar a partir deste domingo (25), embora ainda seja marcado por muita nebulosidade.
Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes adiantou que a chuva irá perder força nos próximos dias, mas o sol só deve aparecer com mais constância a partir da próxima semana.
De acordo com a especialista, o sistema que vem provocando as chuvas — a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) — deve se encerrar de amanhã para segunda-feira e começa a se deslocar lentamente para o Sul do Estado.
“O tempo pode até abrir em alguns momentos, mas logo fecha novamente”, destaca.
A partir da semana que vem, a previsão, segundo a especialista, é que haja elevação das temperaturas e abertura de sol. “Mas até segunda teremos muita nebulosidade, porém, com redução expressiva da chuva”, explicou.
No Sul do Estado, porém, a atenção permanece, já que a região segue sob a influência da ZCAS até amanhã.
A partir de terça e quarta-feira, o tempo tende a se firmar, com máximas em torno de 28 °C e características típicas do verão, como calor durante o dia e possibilidade de pancadas isoladas à tarde.
A Defesa Civil Estadual também avalia que o período mais crítico já foi superado. De acordo com o tenente Tiago Vitorino, o dia de ontem foi marcado por um cenário bem mais tranquilo em relação às ocorrências.
“A gente já passou pela pior situação. Agora estamos numa fase mais voltada ao atendimento dos municípios que precisam de algum tipo de ajuda humanitária”.
Segundo o tenente, a Defesa Civil iniciou a entrega de colchões e kits de higiene em cidades como Sooretama, para atender famílias desalojadas e desabrigadas em função das chuvas.
Apesar da melhora, a meteorologista do Inmet reforça que a Zona de Convergência é um sistema típico do verão e pode voltar a atuar até março. “Não dá para descartar novos episódios de chuva mais persistente nas próximas semanas”, alerta.
Chuvas
Nas últimas 24 horas, segundo o Boletim da Defesa Civil Estadual, o município de Ibitirama foi a cidade com maior acumulado de chuvas, com 64 milímetros.
No Estado, há 167 pessoas fora de casa, sendo 144 desalojados e 23 desabrigados. Linhares é a cidade com maior número de desalojados: 109.
A Defesa Civil iniciou ontem a ajuda humanitária em Sooretama, com a entrega de:
Cesta básica: 23
Kit higiene: 30
Kit limpeza: 23
Colchão: 76
Jogo de lençol: 76
Cobertor: 76
Travesseiro: 76.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários