X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 26°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Pacientes que receberam polilaminina apresentam retomada de movimentos

Informação foi divulgada pelo grupo de pesquisadores que atuam no caso

foto autor
Jairo Marques, da Agência Folhapress
30/12/2025 - 20:13
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Pacientes que receberam polilaminina apresentam retomada de movimentos
Equipe que participou da aplicação do medicamento polilaminina no piloto Luiz Fernando do Nascimento Mozer |  Foto: Divulgação

Dois pacientes que tiveram lesão medular completa, com perda total de movimentos e de sensibilidade da cintura para baixo, apresentam retomada de sensações e são capazes de fazer pequenos movimentos depois de receberem aplicação de polilaminina, afirma o grupo de pesquisadores que desenvolve a substância.

Ambos tomaram as injeções com o produto há duas semanas, por ordem judicial. A equipe liderada pela bióloga Tatiana Coelho de Sampaio, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), acompanha todos os casos que envolvem a droga.

A polilaminina é uma substância que tem origem na placenta humana e se mostrou capaz, em testes científicos, de restabelecer a medula espinhal em pessoas que tiveram lesões medulares e recuperar os movimentos do corpo em casos de paraplegia ou tetraplegia.

A substância foi submetida a pesquisa científica, com autorização da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), com aplicação em animais e em alguns voluntários. Nesse processo, entre outros casos que tiveram bons resultados, destacou-se o de Bruno Drummond de Freitas, 31, que ficou tetraplégico após um acidente de trânsito. Ele recebeu a polilaminina 24 horas depois do trauma.

Após a aplicação e tratamento físicoterapêutico por cinco meses, ele recuperou os movimentos e voltou a andar.

Quando uma pesquisa apresenta benefícios na fase científica (chamada também de pré-clínica), como foi o caso da polilaminina, ela segue para a etapa clínica -no Brasil, para chegar neste ponto, depende do aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A Anvisa ainda não deu autorização para a pesquisa seguir para a fase clínica, na qual é avaliada a segurança e possíveis efeitos colaterais em um grupo maior de voluntários.

A agência tem dado anuência para as aplicações que estão sendo autorizadas pela Justiça.

Luiz Fernando Mozer, 37, recebeu a polilaminina em um procedimento realizado em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Ele havia se acidentado no começo de dezembro durante uma apresentação de motocross e sofreu lesão medular.

Menos de 48 horas após a aplicação, Luiz sinalizou estar sentido o toque nos membros inferiores, segundo o grupo de pesquisa da polilaminina e da equipe médica do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Cachoeiro de Itapemirim, que o acompanha. Nesta segunda-feira (29), os médicos fizeram uma nova avaliação no capixaba e relataram que ele conseguiu contrair músculos da coxa, da região anal e ampliou o campo de sensibilidade.

O segundo paciente recebeu a aplicação, também por ordem judicial, em um hospital do Rio de Janeiro. Ele tem 35 anos e ficou paraplégico, com lesão total da medula, após uma queda de moto. No teste realizado nesta segunda, ele conseguiu fazer um leve movimento do pé. Ele também registra sensibilidade em partes das pernas, segundo o grupo de pesquisas da polilaminina e a equipe média dos hospital.

O médico Bruno Alexandre Côrtes, chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Municipal Souza Aguiar, do Rio de Janeiro, o maior de emergências da América Latina, realizou as duas aplicações -no Rio e no Espírito Santo- e acompanhou os exames posteriores do paciente do Rio.

"Eu operei o rapaz e vi uma transecção completa da medula. Não havia a menor chance de esse paciente ter qualquer movimento ou sensibilidade em condições normais. Foi muito complexo fazer o procedimento. A única explicação é a polilaminina. Não existe outra", afirmou.

Segundo Côrtes, "se as imagens pré-operatórias do paciente forem mostradas para qualquer médico neurocirurgião, ele vai dizer que nunca mais essa pessoa vai mexer nada. Agora, de fato, ele está fazendo contração [muscular]".

"Não temos dúvidas de que houve ação da polilaminina e que a medula dos pacientes está respondendo ao tratamento. Isso está claro nos exames técnicos e para toda a equipe médica. Mas, agora, precisamos proteger as pessoas. Precisamos trabalhar dentro do estudo clínico para coleta de dados e controle. Não dá pra continuar como está [cumprindo ordem judiciais]", afirma a bióloga Tatiana. Para ela, a agência tem feito "seres humanos de cobaia", assistindo aos resultados a partir das ordens judiciais.

A Anvisa afirmou, por meio de nota, que são decisões judiciais que precisam ser cumpridas e que a polilaminina está em acompanhamento pelo Comitê de Inovação da agência.

"A proposta de desenvolvimento clínico do produto polilaminina, apresentado pelo laboratório Cristália, encontra-se em avaliação pela Anvisa, em caráter prioritário. O foco da avaliação de pesquisa clínica tem justamente o objetivo de garantir o rigor científico necessário para a avaliação de novos medicamentos", informa a nota.

Ainda segundo o texto, "a Anvisa avalia, neste momento, as informações complementares apresentadas pela empresa no dia 19 de dezembro acerca da segurança dos participantes do ensaio clínico".

O fisiatra Marcelo Ares, coordenador médico da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), avalia que "toda evolução satisfatória após uma lesão na medula chama a atenção".

"O importante é saber se [os resultados] não se devem aos cuidados prestados na fase aguda somados à regeneração natural ou a um fator externo, como a droga em questão", afirma.

Ares explica a raridade de um retorno de movimentos diante uma lesão medular tida como completa. "As lesões causam um corte total da medula, não permitindo passagem de nenhum estímulo. A evolução mais provável é a ausência de movimentos e sensibilidade abaixo deste nivel."

A polilaminina só pode ser aplicada, mesmo nos casos de decisão judicial, em vítimas de lesões medulares completas e recentes, registradas em no máximo 72 horas. Não há, por enquanto, estudo que mostre ação efetiva em pessoas com lesões crônicas -mais antigas.

Até agora, foram quatro ordens judiciais com três procedimentos já realizados. O terceiro caso é de uma mulher de 35 anos de Governador Valadares (MG), que recebeu a polilaminina há menos de uma semana. Ela sofreu um acidente de carro, seu quadro de saúde é estável e ainda não apresentou sensibilidade ou retomada de movimentos, segundo a equipe de pesquisa da polilaminina.

Todos esses pacientes vão precisar, de acordo com a equipe de pesquisa da polilaminina, de processos intensos e específicos de reabilitação, o que é fundamental para o aproveitamento total da substância.

"Para todo processo que envolve regeneração neurológica, a reabilitação é fundamental

para incrementar o processo, estimulando de forma mais proxima do fisiológico o retorno neurológico e para o acompanhamento e documentação dos efeitos positivos", ressalta o especialista da AACD.

Por enquanto, os custos das aplicações têm sido divididos entre voluntários, o poder público e o laboratório Cristália, responsável pela fabricação da substância e detentor da patente ao lado da UFRJ.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Equipe que participou da aplicação do medicamento polilaminina no  piloto Luiz Fernando do Nascimento Mozer

SAÚDE

Viroses típicas de verão podem ser graves; saiba como se prevenir

Equipe que participou da aplicação do medicamento polilaminina no  piloto Luiz Fernando do Nascimento Mozer

SAÚDE

Sintomas da menopausa pioram durante o verão; veja dicas para reduzir o desconforto

Equipe que participou da aplicação do medicamento polilaminina no  piloto Luiz Fernando do Nascimento Mozer

SAÚDE

Médicos explicam quando é indicado repor hormônio

Equipe que participou da aplicação do medicamento polilaminina no  piloto Luiz Fernando do Nascimento Mozer

SAÚDE

Novo alerta para os riscos do “chip da beleza”

Ícone tags Tags lesão medular Pesquisa clínica polilaminina reabilitação regeneração neurológica Tratamento

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM