Empresas querem construir ferrovia ligando o litoral do ES ao Peru
Foram apresentados ao governo federal 4 projetos a partir do ES, sendo dois em Aracruz, um em São Mateus e outro em Kennedy
Empresas apresentaram quatro projetos de ferrovias que ligam o Espírito Santo ao Centro-Oeste brasileiro, e podem se tornar ponto de partida da Ferrovia Bioceânica — planejada para atravessar o País rumo ao porto de Chancay, em Lima, no Peru.
Aracruz, Presidente Kennedy e São Mateus são as cidades selecionadas por esses investidores, como conta o consultor técnico da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Luis Cláudio Montenegro.
Os projetos são de investidores privados em trechos ferroviários que se ligarão a regiões importantes para o setor logístico, principalmente pela proximidade com portos em construção.
Em Aracruz, por exemplo, dois projetos ferroviários podem se transformar na opção de entrada para as cargas que chegam do Oceano Atlântico por navio e têm como destino o Oceano Pacífico.
Uma das principais propostas dessa nova ferrovia transcontinental é viabilizar uma rota de escoamento de matéria-prima e produtos entre China e América Latina.
O projeto de construção da Bioceânica apresentado oficialmente pelo governo federal prevê como ponto de partida o futuro Porto Sul, em Ilhéus, na Bahia, estrutura em planejamento e que enfrenta dificuldades para se viabilizar.
Fonte do alto escalão do governo do Estado considera essa proposta complexa e potencialmente problemática para obtenção de licenciamento ambiental. Uma ponte com mais de 3 quilômetros prevista no projeto, para ligar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) ao porto, é um dos dificultadores.
A fonte enalteceu o complexo portuário de Aracruz, comentando sobre Portocel e destacando o porto da Imetame, que iniciará operação no ano que vem.
Em São Mateus, a ferrovia da Petrocity é vista como uma das possibilidades para o projeto. Já em Presidente Kennedy, o Porto Central é tido como uma viável porta de entrada para as cargas.
“Mas dependeríamos da construção de uma ferrovia extensa. É um projeto caro, que vai demandar um grande investimento”, enfatizou Montenegro.
Saiba mais
Ligação dos oceanos Atlântico e Pacífico
Projeto
A Ferrovia Bioceânica é um projeto estratégico para criar uma saída alternativa para o Pacífico e acesso aos mercados asiáticos.
trechos compreendidos em Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre já estão contemplados no projeto.
A ferrovia vai funcionar como uma integração entre malhas já existente — como trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) — junto a construção de novos trechos, que completaram o percurso.
Ela também vai se ligar à Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte/GO, facilitando o acesso das áreas produtoras de commodities agrícolas do Centro-Oeste à malha ferroviária existente e aos portos do litoral brasileiro.
Adequações
Há ainda a possibilidade de adequações em alguns trechos, a depender dos projetos que serão selecionados para a concretização de toda a ferrovia transcontinental.
Uma preocupação é com a diferença de bitola — tamanho diferente entre dois trilhos — que pode dificultar a integração. Saídas estão sendo cogitadas, sendo uma delas criar uma zona de transbordo para a carga, alternativa que aumentaria os custos e o tempo do transporte.
Acordo
memorando assinado entre Brasil e China no início do ano estabeleceu que o país asiático ficará encarregado de produzir estudos aprofundados sobre a malha ferroviária brasileira.
dois pilares são considerados nesse projeto: o caráter multimodal do sistema de transportes, com unificação entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos e as obras e projetos já existentes no País.
Em abril, uma comitiva da China Railway Economic and Planning Research Institute visitou o Brasil, tendo dialogado com Casa Civil, Ministério dos Transportes e MPO.
Espírito Santo
há expectativa de que o Estado seja incluído na proposta, já que empresas apresentaram quatro projetos para serem o ponto de partida da ferrovia. Mas, oficialmente, a ideia é que a via comece em Ilhéus.
Fontes: Agência Gov, EPL e fonte citada.
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