Teatro Carlos Gomes reabre no dia 22 com show na Costa Pereira
Apresentação da Orquestra Sinfônica com o cantor Silva será em frente ao teatro, que foi restaurado
 
	Espaço tradicional para a cultura capixaba, o Teatro Carlos Gomes, localizado na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória, será reaberto em 22 de novembro, após passar por restauração.
Para celebrar o momento, em frente ao local haverá um espetáculo da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo com o cantor capixaba Silva, a partir das 16 horas. Além disso, o teatro ficará aberto à visitação para o público.
Fabricio Noronha, secretário estadual de Cultura, disse que a expectativa para a inauguração é alta. “É o nosso palco mais icônico. Faz parte da história da cultura do Espírito Santo, da própria formação do centro de Vitória. É uma edificação quase centenária e estamos muito felizes com o resultado”.
Fechado desde 2017 devido às condições em que se encontrava, com infiltrações e a parte elétrica comprometida, o local passou a ser restaurado em 2023. O espaço será entregue com a modernização da iluminação, som, climatização e acessibilidade.
“O projeto é um restauro completo da edificação. Estamos falando não só da recuperação dos adornos e de toda a fachada, como também da acessibilidade plena. Foi instalado um elevador que vai conectar todos os andares e também uma plataforma elevatória no palco, o que não existia antes”, comentou o secretário.
A revitalização inclui ainda novos camarins, salas administrativas, banheiros acessíveis e restauro da bilheteria. O fosso da orquestra agora conta com mecanismo automatizado de controle para subida e descida, e o Carlos Gomes abrigará um café no segundo andar.
“Vamos abrir o processo de licitação para o café. Em breve teremos notícias sobre essa ocupação. A ideia é que ele funcione para além dos horários dos espetáculos”.
Segundo Fabricio Noronha, a reabertura do teatro vai chamar a atenção das pessoas para o centro de Vitória.
“O capixaba estava com saudade dessa presença, do movimento que ele traz para a dinâmica da Costa Pereira. A classe artística também tem uma expectativa enorme para o retorno. Sem dúvida ele vai ser fundamental para o fortalecimento do Centro como um espaço de cultura e criatividade”, finalizou o secretário.
História
O Carlos Gomes abriu as cortinas pela primeira vez em 1927, sendo que sua inauguração veio para preencher a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio.
Ele foi projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, apresentando arquitetura em estilo neorrenascentista, inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália.
Você sabia?
Em reconhecimento à sua importância histórica e cultural, o Teatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983. Ele é um espaço voltado para a apresentação de peças teatrais e espetáculos de música e dança.
Detalhes do teatro
 
	 
	 
	 
	Estruturas e cômodos do Teatro Carlos Gomes, que passou por restauração a partir de 2023. No processo, tudo que era original do teatro foi mantido, mas restaurado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
                      
                  
                  
               
		
		 
         
											
                                            
Comentários