Conheça o novo Fiat Titano: conforto e força para sair do asfalto
Fiat Titano é robusta, confortável, segura, brilha em estrada de chão, tem câmbio de 8 marchas, tração 4x4 e caçamba ampla
Forte, confortável e confiável, no asfalto e fora dele. Essas são as características da picape Fiat Titano na versão 2026, cuja renovação em relação à antecessora foi amplamente comentada — e elogiada — por especialistas.
A reportagem testou a versão topo de linha Ranch, de R$ 285.990, a convite da Orvel Fiat. O percurso: de Vitória ao distrito de Matilde, em Alfredo Chaves, incluindo idas às cachoeiras da região, em trajetos completamente off-road. O modelo, a diesel, apresentou consumo em torno de 12 km por litro.
No trajeto urbano, a assistência de direção elétrica e de segurança com múltiplas câmeras e recursos como frenagem automática de emergência, entre outras facilidades, ajuda nas manobras, mudanças de faixas e ao estacionar.
Ao fazer baliza, quase se esquece de que se está em uma caminhonete. O sistema de monitoramento de ponto cego e a exposição de todas as imagens na tela do quadro de instrumentos dão a impressão de tudo ser mais simples que em outros veículos de porte maior.
Na estrada de asfalto, a picape oferece bom torque, com motor relativamente silencioso e com rápida aceleração que oferece segurança ao fazer ultrapassagens.
O câmbio automático de oito velocidades permite uma condução confortável e intuitiva. Os freios a disco nas quatro rodas também garantem uma frenagem segura.
Mas é fora do asfalto que a Titano realmente brilha. Na estrada de chão, a suspensão e os demais atributos garantem uma experiência de confiança mesmo em solo ruim.
A aderência e o desempenho até em buracos, poças de água e trechos de atoleiros se destacaram durante a experiência. O modelo conta com três opções de tração: 2H (4x2 sem redução), 4Auto (4x4 simples) com engate automático, e 4L (4x4 com caixa de redução).
Em pelo menos duas situações pareceu claro que, em um veículo com tração apenas em duas rodas, poderia haver problemas na condução. Mas não para a Titano. Em aclives com curva, a caminhonete permaneceu estável e consistente.
O tamanho da caçamba, para mais de 1.100 litros, é um diferencial. E não prejudica o espaço interno. Aliás, dentro da Titano, o bom acabamento é perceptível. Bancos de couro com regulagem elétrica, central multimídia compatível com sistemas Android e iOS.
Ficha Técnica
Fiat Titano Ranch 2.2 diesel 2026
Motor
Diesel, dianteiro, longit., 4 cilindros em linha, 16V, 2.184 cm cúbicos, 200 cavalos a 3.500 rotações por minuto, 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio
Automático de 8 marchas, tração 4×4 integral e bloqueio no diferencial traseiro
Suspensão
Independente duplo A (diant.) / eixo rígido (tras.)
Freios
Disco ventilado nas quatro rodas
Dimensões
Comprimento: 533 cm
Largura: 222 cm
Altura: 189,7 cm
Entre-eixos: 318 cm
Peso: 2.150 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Desempenho
De 0 a 100 km/h em 9,9 s; velocidade máxima de 180 km/h
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários