Saiba quantos vão disputar e próximos passos para conseguir carteira de graça no ES
Inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2025 foram encerradas nesse domingo
As inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2025 foram encerradas nesse domingo (21). Segundo o Detran-ES, 77.133 pessoas irão disputar as 3.500 vagas ofertadas para tirar carteira de habilitação de graça no Estado — uma média aproximada de 22 candidatos por vaga.
Desta vez, a seleção contará com um critério inédito: 10% das vagas serão reservadas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar. "A reserva vai beneficiar alunos que já fazem a disciplina eletiva de “Educação de Trânsito” oferecida pelo Detran|ES aos estudantes do Ensino Médio com conteúdo da parte teórica da formação do condutor", explicou o órgão.
Além disso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.
A lista final dos selecionados será disponibilizada a partir das 12h do dia 06 de outubro de 2025 no site do Detran-ES. Além disso, uma seleção de suplentes será divulgada no dia 08 de dezembro de 2025, também a partir do meio-dia, para melhor aproveitamento das vagas.
Ainda de acordo com o departamento, a escolha dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, a partir dos critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários do CadÚnico. São considerados a menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
Os selecionados terão direito a realizar todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH de forma gratuita, incluindo os seguintes procedimentos:
• captura biométrica na agência do Detran-ES;
• exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran-ES;
• um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
• 20 aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática;
• duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.
Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última carteira emitida com o CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e de Atualização para condutores profissionais que atuam no transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, transporte de cargas indivisíveis e transporte de veículos de emergência, mototáxi ou motofrete.
Neste ano, foram acrescentados os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino.
Veja os próximos passos
Resultado dos selecionados - 06 de outubro
Matrícula dos selecionados - 06 a 20 de outubro
Lista única de suplentes - 08 de dezembro
Matrícula dos suplentes - 08 a 22 de dezembro
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários