Cerca de 2 milhões de pessoas da RMR ficarão sem água a partir desta terça à noite
Manutenção do Sistema Pirapama está programada para durar 72 horas e vai afetar o abastecimento em bairros do Recife, Jaboatão e Cabo
Escute essa reportagem

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia às 20h desta terça-feira (22) a primeira manutenção preventiva do Sistema Pirapama desde a sua inauguração, há 15 anos. A intervenção está programada para durar 72 horas e vai afetar o abastecimento de água em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
A parada do sistema permitirá a execução de serviços de manutenção preventiva e corretiva em todas as unidades operacionais de Pirapama, considerada a maior unidade produtora de água de Pernambuco. A expectativa é que a eficiência do sistema aumente com a recuperação de 200 litros por segundo, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas.
De acordo com a Compesa, a escolha do mês de julho tem o objetivo de reduzir os impactos da intervenção. “Escolhemos o mês de julho para a execução desses serviços por ser um período de férias escolares, minimizando os impactos na sociedade”, explicou o presidente da companhia, Alex Campos.
Abastecimento será suspenso a partir da terça (22); serviços começam na quarta (23)
A paralisação do Sistema Pirapama terá início às 20h da terça-feira (22), com o esvaziamento das tubulações — procedimento necessário para a realização segura dos serviços. Nesse momento, o abastecimento de água será suspenso em áreas do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
Com o sistema esvaziado, as equipes da Compesa darão início às ações de manutenção às 8h da quarta-feira (23), com previsão de conclusão às 22h da quinta-feira (24). Após a finalização dos serviços, será necessário um período adicional de 12 horas para o enchimento das adutoras e reservatórios.
A regularização da distribuição de água está prevista para começar na sexta-feira (25), de forma gradual, seguindo o calendário de rodízio vigente nas áreas atendidas.
Hospitais e comunidades específicas terão plano especial
Durante o período de manutenção, a distribuição de água para hospitais do Recife será garantida por meio do Sistema Tapacurá. A companhia também prevê o uso de carros-pipa para atender prestadores de serviços públicos essenciais, se necessário.
Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, a iniciativa é fundamental para o funcionamento regular do sistema. “Realizar atividades preventivas em um sistema do porte de Pirapama é essencial para o bom funcionamento dos equipamentos para a manutenção da regularidade da distribuição de água à população”, destacou.
Além da melhoria geral do sistema, a Compesa fará a interligação de uma nova subadutora à adutora principal de 1.200mm. A obra vai ampliar o abastecimento de água para Marcos Freire e UR-11, no Ibura, em Jaboatão, beneficiando inicialmente cerca de 25 mil moradores.
Ações buscam evitar futuras emergências
Segundo a Compesa, as intervenções têm caráter preventivo e visam evitar paralisações emergenciais inesperadas. A previsão é que o incremento de 60 litros por segundo, após serviços complementares, permita a eliminação do rodízio em Marcos Freire e a redução no calendário da UR-11.
As atividades envolverão cerca de 100 profissionais e utilizarão equipamentos como caminhão munck e retroescavadeiras. Os serviços incluem manutenções eletromecânicas nas estações elevatórias e de tratamento, substituição de válvulas, retirada de vazamentos e a interligação mencionada, que ocorrerá na BR-101 Sul, em frente ao Cemitério Memorial Guararapes, em Jaboatão.
Outras frentes de serviço estão previstas em bairros do Recife que são atendidos por Pirapama.
Sistema é responsável por 34% da água da RMR
O Sistema Pirapama responde por 34% da produção de água na Região Metropolitana do Recife. A Compesa reconhece os impactos da paralisação e alerta a população para que se prepare. Segundo a companhia, a manutenção preventiva é tão essencial quanto os cuidados rotineiros com a saúde.
A empresa também compartilhou orientações para enfrentar o período de interrupção:
Mantenha a caixa d’água limpa e bem vedada;
Use a água com consciência;
Tome banhos mais curtos;
Deixe para lavar roupas após a normalização;
Lave louça com a torneira fechada.
Confira as áreas afetadas
Recife – falta de água nos seguintes bairros:
Afogados, Aflitos, Areias, Bairro do Recife, Barro, Boa Viagem, Bongi, Brasília Teimosa, Cabanga, Caçote, Coelhos, Curado, Derby, Espinheiro, Estância, Graças, Ibura, Imbiribeira, Ilha do Leite, Ipsep, Jardim Guararapes, Jardim Jordão, Jardim São Paulo, Jiquiá, Joana Bezerra, Jordão, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandu, parte da Encruzilhada, parte do Cordeiro, Pina, Prado, San Martin, Sancho, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Setúbal, Soledade, Tijipió, Torre e Zumbi.
Jaboatão dos Guararapes – falta de água em:
Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Comportas, Curcurana, Jardim Prazeres, Lagoa das Garças, Massangana, Massaranduba, Muribeca, Piedade, Prazeres, Sotave e Tieta.
Cabo de Santo Agostinho – áreas com abastecimento suspenso:
A Companhia não especificou os bairros, mas confirmou que localidades do município também serão afetadas pela paralisação.
Comentários