Anac restringe operações no aeroporto de Fernando de Noronha. Veja o que muda
Restrições levaram em conta recentes problemas de "atolamento" de aeronaves no pátio
Escute essa reportagem

Depois que duas aeronaves atolaram na pista do aeroporto de Fernando de Noronha, no período de uma semana, por afundamento do asfalto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou novas restrições para operações aéreas na ilha.
Entre as medidas impostas pela Anac estão a proibição do aumento do número de voos e a presença de mais de uma aeronave, ao mesmo tempo, no aeroporto. A DIX Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Fernando de Noronha, informou as três companhias aéreas que operam no arquipélago ( GOL, Azul e a LATAM) que ajustassem os horários de seus voos para que não haja risco de utilização simultânea do pátio de aeronaves.
O QUE DIZ A ANAC
"A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu adotar nova medida cautelar para restringir operações aéreas e garantir a segurança no aeroporto. A decisão, que entre outras medidas proíbe o aumento de frequência de voos e operações simultâneas, foi comunicada ao operador aeroportuário, às empresas aéreas e ao Governo do Estado de Pernambuco", divulgou a Agência..
O QUE DIZEM AS COMPANHIAS ÁEREAS
Em relação ao posicionamento das companhias aéreas sobre a mudança, o portal Passageiro de Primeira, especializado em viagens, publicou:
Azul
Em nota, a Azul afirma que realizou ajustes pontuais nos voos das manhãs de terça, quinta e sábado, adequando o tráfego de aeronaves à disponibilidade de posições no pátio. Assim, a companhia continua oferecendo voos matutinos às segundas, quartas, sextas e domingos, entre Fernando de Noronha e Recife.
LATAM
Em comunicado direto ao Passageiro de Primeira, a LATAM afirma que as restrições impostas pela ANAC não atingiram a sua operação no arquipélago. Sendo assim, a companhia continua operando cinco voos semanais na rota entre São Paulo (GRU) e Fernando de Noronha (FEN).
GOL
Em comunicado, a companhia informou que entre os dias 06/07/2025 e 15/08/2025, todos os seus voos serão operados por aeronaves de modelo Boeing 737-700 e antecipados em 30 minutos. Além disso, todos os passageiro afetados pela medida serão avisados pelo e-mail e número de telefone informados no momento da compra.
O QUE DIZ O ESTADO
O Governo de Pernambuco informou que estão em andamento obras de requalificação do aeroporto, com investimento de cerca de R$ 60 milhões. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) disse que as restrições da Anac são necessárias para permitir que as obras avancem de forma segura e ágil, e que mantém diálogo com todos os órgãos envolvidos.
Comentários