X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Carreira após os 60 anos: os desafios para planejar a 3ª idade com qualidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Carreira após os 60 anos: os desafios para planejar a 3ª idade com qualidade
Cálculos para ter uma aposentadoria mais tranquila: é preciso se preparar financeiramente com antecedência, o que requer superar desafios. |  Foto: Reprodução/Canva

A aposentadoria é um momento muito aguardado na vida de diversos trabalhadores. Afinal, trata-se do encerramento de uma longa jornada de trabalho e contribuição.

No entanto, para que esse período seja realmente tranquilo e prazeroso, é fundamental iniciar o planejamento financeiro com antecedência — o que, por sua vez, exige superar desafios.

Uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa, que ouviu 1.052 pessoas já aposentadas ou prestes a se aposentar, revelou que 60% dos brasileiros iniciam o planejamento financeiro para a aposentadoria com apenas cinco anos de antecedência.

O levantamento também apontou que 37% dos aposentados admitem não ter se planejado financeiramente para parar de trabalhar, enquanto 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Entre os já aposentados, 48% relatam sentir instabilidade financeira.

Para grande parte da população, pensar em planejamento é difícil, pois a renda mensal muitas vezes é suficiente apenas para cobrir as despesas básicas, como explica o economista Ricardo Paixão.

Segundo ele, os principais desafios para o planejamento financeiro na terceira idade incluem a renda insuficiente e o pouco conhecimento de educação financeira.

“A cultura brasileira é imediatista, priorizando o consumo presente em detrimento da poupança para o futuro. Pensamos no hoje e esquecemos do amanhã. E a tendência do benefício previdenciário é ser mais baixo do que a renda da vida ativa”, destacou.

Para começar a se planejar, o primeiro passo é conhecer a própria situação financeira: saber o nível de endividamento as despesas fixas. Além disso, há pilares fundamentais para o sucesso financeiro na aposentadoria: educação financeira, formação de uma reserva e simulação de futuro — ou seja, calcular quanto é necessário acumular para manter um padrão de vida razoável, o que pode ser feito com o auxílio de aplicativos.

“É necessário colocar tudo no papel. Ter um orçamento mensal estruturado, fazer um raio-X anual da situação financeira, identificar receitas e despesas, cortar gastos supérfluos e definir metas de poupança”, detalhou Paixão.

O especialista em educação financeira Thiago Ramos reforça: é fundamental que o trabalhador se planeje prevendo os possíveis ganhos e gastos ao longo dos anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: