Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado
“Dia D” vai facilitar o acesso à imunização de crianças, idosos e gestantes. Meta é vacinar 90% do público-alvo
Escute essa reportagem

Todas as cidades capixabas promovem no sábado (10) o Dia “D” de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional que busca ampliar a cobertura entre os grupos prioritários.
A iniciativa visa facilitar o acesso à imunização para quem ainda não se vacinou durante a semana e estimular a adesão de públicos com meta mínima de 90% de cobertura, como crianças, idosos e gestantes.
Coordenada pelo Ministério da Saúde, a ação ocorre simultaneamente em diversas regiões do País.
No Espírito Santo, até a última quarta-feira (07), foram aplicadas 356.542 doses da vacina contra a gripe. Desse total, 249.742 foram destinadas aos grupos prioritários, o que corresponde a 23,4% da cobertura esperada. Os dados são do sistema estadual “Vacina e Confia”.
A partir deste ano, a vacina contra a gripe deixou de ser aplicada exclusivamente em campanhas sazonais e passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Com isso, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos passaram a receber a dose de forma contínua, como parte da rotina de imunização.
Além desses grupos, seguem contemplados pela estratégia especial de vacinação: trabalhadores da saúde, puérperas, professores da educação básica e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, integrantes das forças de segurança e salvamento, militares, portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, carteiros, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens entre 12 e 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários