Obras no Canal da Costa: o que vai mudar após morte de idoso em valão
Local vai passar por obras para combater alagamentos e serão criados ainda um parque linear e espaço de estacionamento
Escute essa reportagem

Começam nesta quarta-feira (16) as obras de macrodrenagem no Canal da Costa, embaixo da Terceira Ponte, em Vila Velha. A obra terá início dois dias após um idoso cair de carro no local e morrer, depois de ter ficado cerca de sete minutos submerso no canal.
Segundo a secretária de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante, o início dos trabalhos dependia da licença ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que foi autorizada na terça-feira (15) pelo órgão.
“Essa obra não é para urbanizar. Ela é de macrodrenagem, com o intuito de aumentar a velocidade da água e combater o alagamento do canal. Além disso, o tamponamento vai ajudar a combater o descarte irregular de lixo”.
As construções da galeria dupla e do parque linear serão executadas pela Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o Governo do ES, ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa. A previsão é que a obra dure um ano e meio.
O parque contará com pista de skate, quadra poliesportiva com fechamento em alambrado, campo de futebol society, quadra de tênis, dois parquinhos infantis e área para cães.
Haverá ainda estacionamentos para 32 carros e 23 motos e vagas em bicicletários distribuídas ao longo do parque. Quanto à sinalização no local onde ocorreu o acidente, Menara explica que na lateral do canal não é permitido estacionamento.
“O estacionamento dessas vias fica ao lado da calçada. Pedimos e orientamos que os pedestre utilizem a calçada lateral ao canal”.
De acordo com a secretária, desde que o tamponamento da estrutura do canal foi retirado, a faixa não é um local onde as pessoas devam permanecer, até que a nova urbanização seja feita.
“A passagem do canal acontece sempre com guarda-corpo e mureta de proteção. Onde tem a passagem de pedestre e de carro, tem o guarda-corpo e a mureta”, frisa.
Menara ressaltou que na lateral ao longo do canal não tem as proteções que, segundo ela, atrapalham a limpeza do local.
“No Canal da Costa fizemos quatro limpezas e desassoreamento. Mureta e guarda-corpo atrapalham a máquina de acessar o local e fazer a limpeza”.
Mais um idoso cai em valão 24 horas após acidente
Pouco mais de 24 horas após um idoso morrer depois de perder o controle do veículo enquanto dava marcha à ré na rua do Canal da Costa, um outro idoso caiu no mesmo local, na manhã de terça-feira (15).
O homem teria caído dentro do canal após se desequilibrar enquanto andava a pé no local, segundo informações da reportagem da TV Tribuna/Band.
O novo resgate também foi registrado por testemunhas. Nas imagens, o idoso é resgatado por um grupo que usou uma escada.
Ele estaria realizando uma entrega para um estabelecimento na região quando pisou em um buraco e caiu na parte mais profunda do canal. O homem, segundo, testemunhas, teria sofrido ferimentos no rosto.
Na última segunda-feira, um aposentado de 78 anos que teria ido a um laboratório fazer exames de rotina, conforme relatou uma mulher que trabalha próximo ao local do acidente, morreu ao cair com o carro no canal.
Testemunhas afirmaram que ao ser retirado, o homem ainda respirava, mas estava desacordado.
Após sair da garagem de um imóvel, ele acabou caindo no valão. Ele morava sozinho na região de Vale Encantado, em Vila Velha.
As portas do carro, segundo relataram testemunhas, estavam travadas, o que dificultou o resgate, feito por pessoas em situação de rua e trabalhadores de uma obra no local.
A família do motorista ficou sabendo do acidente através das redes sociais, já que os vídeos do resgate se espalharam rapidamente.
Saiba mais
Estacionamento para 32 carros
Obras
As construções da galeria dupla e do parque linear serão executadas pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o governo do Estado, ao longo de 2,15 quilômetros do Canal da Costa, na Praia da Costa.
Na terça-feira (15), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) liberou a licença ambiental para início das obras, que começam nesta quarta-feira (16), com instalação de canteiros e chegada de maquinário. Durante os trabalhos, haverá interdição por quarteirão das laterais do canal.
Alagamentos
A galeria no Canal da Costa será composta por duas células, cada uma delas medindo 4,10 metros de comprimento por 3 metros de largura, em estrutura de concreto e aço, com uma extensão total de 2,15 quilômetros. Segundo a prefeitura, a obra vai proporcionar melhoria no escoamento das águas da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Foz da Costa, contribuindo para a diminuição dos alagamentos na cidade.
Parque
Sobre a galeria será construído um parque linear com a mesma extensão. O parque será dotado de pista de skate, quadra poliesportiva com fechamento em alambrado, campo de futebol society, quadra de tênis, dois parquinhos infantis e pracão (área para cães).
Haverá ainda estacionamento para 32 carros e 23 motos, vagas em bicicletários distribuídas ao longo do parque, espaço para barraquinhas de alimentação e artesanato, espaço para realização de eventos e áreas de estar, com bancos e lixeiras.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários