X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pernambuco registra mais de 40 mil pequenos negócios abertos no primeiro trimestre

Número representa crescimento de 42,3% na comparação com o mesmo período de 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco registra mais de 40 mil pequenos negócios abertos no primeiro trimestre
Resultado foi o terceiro melhor do Nordeste em valores absolutos |  Foto: Divulgação/Sebrae-PE

Pernambuco abriu 40.566 pequenos negócios entre janeiro e março deste ano – um crescimento de 42,3% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho é superior à média nacional (33,4%) e posiciona o estado como o terceiro com maior número absoluto de aberturas de empreendimentos de pequeno porte no Nordeste, atrás apenas da Bahia (63.173) e do Ceará (42.441). Em todo o país, no ano, já são mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios.

Os dados, divulgados pelo Sebrae Nacional, mostram que, apenas em março, foram abertos 403.884 empreendimentos de pequeno porte no Brasil, o que representa 96,8% do total de empresas registradas no mês (417.046). O Nordeste respondeu por 15,3% desse total, com 61.882 novos negócios. No acumulado do trimestre, seis estados nordestinos figuram entre os dez com maior crescimento proporcional na abertura de empresas.   

Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, os números mostram a ampliação do empreendedorismo por oportunidade. “O aumento de pequenos negócios e a redução do desemprego no estado são um sinal de que mais pessoas estão realmente optando por empreender, como renda principal ou complementar”, afirma.     

BRASIL 

Das 1.445.637 empresas abertas no país no primeiro trimestre, 1.407.010 (97,3%) são de pequeno porte. Desse total, 77,7% são microempreendedores individuais (MEIs), 18,4% microempresas (MEs) e 3,9% empresas de pequeno porte (EPPs).   Os dados revelam, ainda, que os setores com maior concentração de aberturas em março foram Serviços (63,7%), Comércio (20,8%) e Indústria da Transformação (7,6%).

Entre os MEIs, a atividade mais registrada foi a de transporte rodoviário de cargas (6,6%). Já entre as micro e pequenas empresas, o destaque foi para as atividades da saúde (exceto médicos e odontólogos), com 6,0% das aberturas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: