Nova programação do Parque Cultural Casa do Governador é anunciada
Eventos devem começar em maio com o seminário "Desnaturadas: Chamado Ancestral" que terá a duração de três dias com o líder indígena Ailton Krenak
Escute essa reportagem

O Governo do Espírito Santo, juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado, lançou nesta quarta-feira (9) a programação de 2025 para o Parque Cultural Casa do Governador. Inaugurado em 2022, o parque, que fica localizado na antiga Residência Oficial do Governador do Estado, é atualmente a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo recebendo uma série de eventos artísticos.
Os eventos devem começar em maio com o seminário "Desnaturadas: Chamado Ancestral" que terá a duração de três dias com o líder indígena Ailton Krenak, que marcou presença no evento desta quarta. Esse seminário trará uma série de debates sobre a desnaturalização da vida e a reconexão com a ancestralidade. Ailton aborda temas como a conexão do ser humano com o planeta Terra e as mudanças climáticas.
Durante o ano de 2025, ocorrerão no parque mais de 750 atividades culturais entre oficinais, espetáculos, festivais, seminários, visitas e cursos. Os dias de visitação também deverão ser ampliados, visto que em dois domingos do mês o parque é aberto mas agora, também será aberto aos sábados.
O secretário de Cultura, Fabricio Noronha, afirmou que no próximo semestre outro seminário irá ocorrer no parque, assim como novos festivais e modalidades, com a finalidade de agregar ainda mais elementos ao projeto e receber mais público.
O líder indígena Ailton Krenak conversou com a imprensa e explicou o que o "Desnaturadas" significa e o seu objetivo. "O Desnaturadas é um ciclo de conversas com cientistas, artistas, especialistas em diversas áreas como a botânica e a biologia. Ele é um anúncio sobre como nós, os humanos, separamos o corpo da Terra, ao ponto de ficarmos abismados com os fenômenos que estão chamando de climáticos. Quando nós começamos a tinar com a ideia de que o clima está ameaçando a vida dos humanos, a gente deveria pensar mesmo em como a gente se separou disso que a gente chama de meio ambiente a ponto de agora nos sentirmos ameaçados", disse.
Outras novidades para o parque são reformas na infraestrutura do local que vai contar com uma nova entrada e a substituição do muro por um gradil.
Todas as atividades que acontecem na Casa do Governador são gratuitas mediante inscrição ou retirada de ingresso virtual.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários