Professores da UFRPE não aceitam proposta do Governo e decidem manter greve
Segundo os docentes, o Governo Federal se recusa a continuar as negociações com os representantes das instituições
Escute essa reportagem

Na tarde desta quinta-feira (23), a maioria dos professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) votou pela continuidade da greve após reuniões feitas em Assembleia da Aduferpe. Ao todo foram 114 votos favoráveis, três contrários e zero abstenções.
Um dos pontos centrais para o movimento nacional paredista é a recomposição do orçamento das universidades. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), são necessários R$ 2,5 bilhões para recompor o orçamento este ano.
Porém, o Governo Federal oferece o repasse de R$ 347 milhões e, diante disso, o movimento grevista sugere a criação de um grupo de trabalho permanente para discussão do orçamento.
Sobre o reajuste salarial, a categoria rejeita a proposta do governo, que não prevê reajuste para este ano. Além disso, segundo docentes da UFRPE, o Governo Federal se recusa a continuar as negociações com as entidades representativas dos servidores das instituições públicas federais.
Os servidores reivindicam aumento linear para 2024, incluindo os aposentados que não tiveram nenhum reajuste até agora. O movimento propõe a elaboração de uma contraproposta de reposição linear de 3% até julho de 2024, 9% em janeiro de 2025, e 3,5% em maio de 2026.
O movimento também exige a revogação das Reformas Trabalhista e Previdenciária, além da extinção da PEC 32, que ainda se encontra no Congresso e representa a desestruturação dos serviços públicos.
A pauta de reivindicações grevista pede também a correção das distorções entre as carreiras, além de encaminhamento de um estudo para equiparação dos benefícios aos demais poderes até 2026.
UFPE
Já nesta sexta-feira (24), será a vez dos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidirem se aceitam ou não a proposta do Governo Federal. A assembleia será realizada a partir das 8h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus Recife, e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Os docentes também podem participar e votar online.
Comentários