Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Nova ferrovia para o turismo

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (11)

Eduardo Maia | 11/01/2024, 10:53 h | Atualizado em 11/01/2024, 10:55

Imagem ilustrativa da imagem Nova ferrovia para o turismo
Estrada de Ferro Leopoldina corta 11 municípios do Estado, mas está desativada há anos |  Foto: Paulo Thiengo

Um encontro entre o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) com o secretário de Turismo do Estado (Setur), Philipe Lemos (PDT) e o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello (MDB) está sendo encarado como pontapé inicial para uma possível revitalização da Estrada de Ferro Leopoldina, a primeira implantada na região Sudeste do Brasil e desativada há anos, que corta 11 municípios do Espírito Santo.

Em novembro de 2023, houve uma reunião em Brasília com representantes do governo do Estado, Ministério dos Transportes, Secretaria do Patrimônio da União e outras autoridades para entender a viabilidade do projeto. O objetivo é revitalizar a estrada de ferro para que o trajeto seja utilizado, desta vez, para fomentar o turismo capixaba. A expectativa dos envolvidos é que com a revitalização da ferrovia, diversos empregos diretos e indiretos sejam criados.

Sem vale-alimentação

A maioria dos vereadores da Câmara da Serra rejeitou a emenda de autoria do Professor Rurdiney (PSB) que previa vale-alimentação para os estagiários. A ideia era conceder o equivalente a 25% do valor da bolsa à categoria. Elcimara Loureiro (PT), que votou contra, alegou que o projeto é inconstitucional, já que é de competência do Executivo.

Conselheiros tutelares

Novos conselheiros tutelares foram empossados na quarta-feira (10) em diversos municípios do Espírito Santo. Em Cariacica, por exemplo, foram 20 profissionais empossados, que vão atender as regiões de Itacibá, Cariacica-Sede, Vila Palestina e Castelo Branco. O prefeito Euclério Sampaio (MDB) disse que será preciso trabalhar com foco no público-alvo.

Arriscou na barra

Durante anúncio de investimentos em Muqui, o governador Renato Casagrande (PSB) aproveitou um momento de descontração para usar uma academia popular em uma praça da cidade e se arriscar em exercícios de barra fixa. O governador conseguiu surpreender os presentes.

Indícios

Após afirmar que não será candidato a reeleição em Barra de São Francisco, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSB) tirou uma foto de mãos dadas com o secretário de saúde da cidade, Elcimar de Souza Alves (PSB), um dos “braços direitos” de Enivaldo.

A expectativa é de que Elcimar possa ser o escolhido por Enivaldo para seguir o planejamento político do município, caso ele realmente não dispute as eleições neste ano.

Próximos passos do conselheiro aposentado

Após rumores sobre a possibilidade de disputar a prefeitura de Guarapari pelo MDB neste ano depois de ter se aposentado no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o agora ex-conselheiro Sérgio Borges afirmou à coluna que ainda não se decidiu sobre filiações, mas que não deve ser candidato. “Tenho um sobrinho candidato, vou transferir o título para votar nele. Ainda não pensei em filiação, estou me estruturando”, alegou.


Galeria

Inauguração

O governador Renato Casagrande (PSB) inaugurou na quarta-feira (10) a unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Alegre. Casagrande ainda anunciou investimentos na ordem de R$ 9 milhões ao município.

Cobertura vacinal

Um projeto de lei pretende criar o Programa Estadual de Vacinação nas Escolas Públicas do Espírito Santo para aumentar a cobertura vacinal de crianças do Estado. O PL é de autoria do deputado Alexandre Xambinho (PSC).

Rota do café

Marechal Floriano pode sediar a primeira Rota Capixaba de Cafés Especiais do Estado. É o que propõe o projeto de lei apresentado pelo deputado Allan Ferreira (Podemos). A proposta tem objetivo de potencializar o turismo na área, além de fomentar o desenvolvimento econômico local com a valorização dos cafés produzidos de forma especial e diferenciada, promovendo o setor.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: