Procon notifica Neoenergia por oferecer empréstimo vinculado à conta de luz
Órgão de defesa do consumidor pediu explicações a companhia de energia

O Procon de Pernambuco notificou a Neoenergia por estar oferecendo empréstimos com pagamento vinculado à conta de luz. O Procon avalia a possível ocorrência de uma venda casada, quando a aquisição de um produto está atrelada a aquisição de outro, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
O Procon ainda cita o risco da prática aumentar a inadimplência, uma vez que com o acréscimo do valor da parcela do empréstimo, a fatura ficasse acima da capacidade de pagamento da família, levando o consumidor à não pagar a conta de luz, o que poderia levar ao corte de fornecimento de energia.
A partir da notificação, que aconteceu no último dia 28, a Neoenergia terá 20 dias para apresentar a sua defesa. Caso não sejam apresentados os documentos, o auto de notificação será convertido em auto de infração, informou o Procon.
Nota da Neoenergia
"A Neoenergia Pernambuco esclarece que atua apenas como agente arrecadador da Crefaz, empresa responsável pela venda do produto. O cliente pode, a qualquer momento, solicitar a retirada da cobrança da conta de energia elétrica, que também recebe um bloqueio para futuras inserções da empresa de crédito, o que descaracteriza uma possível venda casada, uma vez que não há vinculação entre os serviços ofertados, que podem ser adquirimos e pagos isoladamente. Todas as informações solicitadas pelo Procon serão enviadas dentro do prazo informado."
Comentários