Ministro das Cidades conhece projeto de urbanização das margens do Rio Pina
Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas pelo projeto no Recife
Escute essa reportagem

Em extensa agenda de trabalho, o ministro das Cidades, Jáder Filho, acompanhado pelo prefeito do Recife, João Campos, visitou um conjunto de palafitas e conheceu o projeto de urbanização das margens do Rio Pina, na Zona Sul da capital. O projeto vai beneficiar 12 mil moradores da área.
O ministro também esteve no Conjunto Residencial Encanta Moça, que está com 95% das obras concluídas.
O projeto de urbanização tem um custo estimado em R$ 65 milhões, garantindo o acesso público ao rio, com uma área de 3,5 hectares requalificada, pista de cooper, praça, ciclovia, parque infantil, áreas para piquenique e contemplação, academia, quiosques e Via Parque.
Além disso, os pescadores que trabalham na área serão beneficiados com a criação de Unidades de Beneficiamento de Pescados, Mercado do Peixe, píer e rampas para marisqueiras.
O projeto de urbanização das margens do Rio Pina faz parte de um conjunto de investimentos da Prefeitura do Recife na região, que contempla ainda o Parque Eduardo Campos, Compaz do Pina, Upinha 24h e a Creche-Escola Arthur Lula da Silva.
“A gente teve a oportunidade de visitar uma área ribeirinha da cidade com 384 palafitas e ver essa realidade de perto. É preciso construir projetos com participação social e equipamentos públicos de qualidade de cultura, esporte, e lazer, e que isso viabilize uma melhoria do espaço público”, ressaltou João Campos.
Habitação
João Campos e Jáder Filho visitaram o Conjunto Habitacional Encanta Moça, um dos três que vão receber os moradores realocados das palafitas do Pina. O habitacional está 95% concluído e deve ser entregue no segundo semestre deste ano, com 600 apartamentos; enquanto os outros dois outros habitacionais, com 200 unidades, estão em fase de projeto.
Ao todo, serão beneficiadas 800 famílias e 12 mil pessoas em seis áreas de Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).
Comentários