Agentes infecciosos oportunistas
Alguns dos microrganismos que causam infecções oportunistas já se encontram presentes no organismo
“Os medicamentos são prescritos para que o corpo tenha tempo de curar a si próprio”. Em outras palavras, as drogas auxiliam o sistema imunológico em sua luta diuturna para proteger a vida. Saúde e doença são extremos que brigam entre si, objetivando nosso corpo como prêmio. Representantes de certas enfermidades, alguns patógenos apresentam grande virulência, ou seja, sua capacidade de produzir danos no hospedeiro.
Virulência se refere, portanto, à intensidade e à gravidade das doenças causadas pelos patógenos.
Leia mais sobre Doutor João Responde aqui
Infecções oportunistas são aquelas causadas por microrganismos que se aproveitam da debilidade defensiva do organismo, para provocar dano, acontecendo em pessoas com sistema imunológico comprometido, permitindo que tais organismos produzam infecção generalizada.
Em indivíduos saudáveis, não seria permitido que os germes se proliferassem ao ponto de causar infecção, pois o sistema imunológico os manteria afastados.
Existem pessoas que se encontram em risco de infecção oportunista, sendo que o exemplo clássico são os pacientes aidéticos, infectados com o retrovírus HIV que, basicamente, “desliga” o sistema imunológico.
Pessoas submetidas à quimioterapia para o câncer também estão susceptíveis, uma vez que tomam medicamentos para suprimir o sistema imunológico, assim como aqueles em preparação para transplante de órgãos, vítimas de desnutrição, e os indivíduos com infecções já existentes, especialmente os idosos.
Alguns dos microrganismos que causam infecções oportunistas já se encontram presentes no organismo, ou então entram no corpo com baixo poder de infecção, o que é a razão pela qual as pessoas gripadas, com febre e tosse, devem ficar longe de pacientes com o sistema imunológico comprometido.
O ser humano carrega bactérias, protozoários, fungos e vírus dentro de si, mas que não causam doenças porque esses germes são controlados pelo sistema imunológico.
No entanto, se a infecção for intensa ou o sistema imune estiver enfraquecido por uma condição qualquer, esses germes podem ficar fora de controle e causar doenças, denominadas infecções oportunistas.
Apesar de infeccioso, um patógeno oportunista é normalmente comensal, mas pode causar doenças em momentos de baixa imunidade do hospedeiro.
O comensalismo desses organismos indica um tipo de simbiose em que o hospedeiro geralmente não é prejudicado e nem beneficiado no relacionamento. Algumas bactérias comensais, por exemplo, são benéficas ao corpo, possuindo papéis importantes na absorção de nutrientes, como aquelas que fazem parte do microbioma intestinal.
Entretanto, em situações específicas, em que a resistência ao patógeno oportunista é alterada, este pode se manifestar através de doenças, aproveitando a imunidade enfraquecida do hospedeiro, gerando graves infecções.
Assim sendo, toda doença é oportunista. Só depende da oportunidade.
Quando o corpo revela sua vulnerabilidade, os germes se amoldam aos próprios desígnios.
João Evangelista Teixeira Lima é clínico geral e gastroenterologista
Leia mais
Acordo de Sócios na pacificação das empresas familiares