Com nova diretoria, Unimed Vitória vai investir em tecnologia e ampliação
Um dos planos da cooperativa é a expansão do Hospital Unimed
Escute essa reportagem

Desde o dia 27 de fevereiro, a nova diretoria da Unimed Vitória assumiu a cooperativa com o compromisso de promover mudanças e de alavancar projetos. Entre eles, está a expansão do Hospital Unimed Vitória (HU), na Avenida Leitão da Silva, que é referência em atendimentos de alta complexidade.
“A Unimed Vitória possui mais de 405 mil beneficiários. Os desafios do mercado de saúde suplementar são grandes, mas com a união de esforços somos capazes de promover um atendimento com ainda mais qualidade. As pessoas buscam a Unimed porque sabem que temos os melhores médicos. Além disso, queremos continuar oferecendo a melhor estrutura”, diz o diretor-presidente Fabiano Pimentel.
A expansão do HU está em fase de projetos e quatro terrenos no entorno do hospital foram adquiridos. As obras devem começar em 2024. A diretora de Recursos Próprios, Adriana Botti, explica que a ideia é reunir todas as unidades que fazem parte da cooperativa, como a Maternidade Unimed, a Unimed Diagnóstico e o Centro de Especialidades, em um só local.
“O HU possui certificação de nível máximo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e recebeu o selo de UTI Top Performer. Nosso objetivo é ofertar mais serviços e criar o Complexo Integrado de Atenção à Saúde, o Cias”.
Adriana lembra ainda que setores como Neurologia, Cardiologia e Ortopedia continuarão recebendo investimentos em tecnologia e novas formas de tratamento por meio do Programa Vocacionar, que existe para fazer com que essas áreas sejam referência em atendimento no Estado.
O diretor de Provimento de Saúde, Alexandre Tironi, pontua que os esforços também estão voltados para a melhoria da gestão de contratos, convênios e processos. O serviço de teleconsulta, que ganhou evidência na pandemia da Covid-19, seguirá em expansão. A cooperativa também estuda formas de dar respostas mais rápidas às solicitações. “Vamos prestar um serviço mais rápido e efetivo para as pessoas que aguardam para fazer exames e procedimentos”.
Outro ponto-chave de atuação é na prevenção de doenças e promoção da saúde, como lembra o diretor de Mercado, Dejair Cordeiro. “Estimular a qualidade de vida é uma demanda da sociedade e dos nossos clientes. Além dos nossos recursos próprios, nós também investimos em programas voltados para as nossas empresas clientes, com muita atividade física, alimentação saudável e cuidados com a saúde emocional”.

Cooperativa aposta em Inovação para crescer
Para garantir um movimento contínuo de desenvolvimento na cooperativa, a Unimed Vitória desenvolveu o seu próprio programa de inovação, o Pulsar, que possui três frentes de atuação. Uma delas é o Programa de Ideias, que tem o objetivo de estimular cooperados e colaboradores a apresentarem suas ideias de melhorias para a cooperativa, tanto na parte administrativa quanto assistencial.
O Pulsar é fomentado para desenvolver ideias e soluções para a cooperativa de forma colaborativa com startups capixabas. O programa também é voltado para a realização de workshops, palestras e masterclasses, internas e abertas ao mercado, que contam com a participação de profissionais renomados, a fim de criar um ecossistema de aprendizado e de inovação.
“Para que a nossa cooperativa cresça, nós precisamos trabalhar juntos e estar alinhados com esse foco. Por isso, é muito importante que a gente estimule cada vez mais uma cultura de inovação, que nos faça enxergar soluções diferenciadas e chegarmos a um novo patamar de assistência em saúde. É esse caminho que estamos trilhando”, diz o diretor-presidente Fabiano Pimentel.
A diretora Administrativo-financeira, Norma Louzada, reforça a importância do movimento diante do mercado e da sociedade. “As empresas que inovam conseguem otimizar processos, reduzir custos, manter-se alinhadas às novas tecnologias e, principalmente, são capazes de mudar para atender às necessidades reais das pessoas. Como uma cooperativa de saúde, é isso que queremos na relação com nossos beneficiários: mais efetividade, mais satisfação e mais transparência.
SAIBA MAIS
Presença no mercado
Com 43 anos de existência, a Unimed Vitória possui quase 2.600 médicos cooperados e cerca de 405 mil beneficiários.
Recursos próprios
Além da rede credenciada, a cooperativa possui 11 unidades próprias no Estado.
Nota máxima
A Unimed Vitória conquistou a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, calculado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Expansão
Está sendo projetada a expansão do Hospital Unimed. A ideia é que todos os recursos próprios da cooperativa, como os setores de diagnóstico, maternidade e atendimento ambulatorial sejam levados para lá, dando origem ao Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias).
Referência
O Hospital Unimed recebeu o selo de UTI Top Performer, de acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira e possui certificação de nível 3 (máximo) da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Comentários