X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Igreja Maranata é a maior produtora de energia solar do Brasil

Inaugurada, na última quarta-feira, (12), a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança, localizada no Município de Serra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Maranata é a maior produtora de energia solar do Brasil
Inauguração da Usina Fotovoltaica Sítio Esperança |  Foto: Divulgação

Inaugurada, na última quarta-feira, (12), a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança, localizada no Município de Serra, produz o total de 237.470 KWH por mês. 

Maior produtora de energia solar do Brasil, a Igreja Cristã Maranata inaugurou mais uma estação de captação de energia solar. A Usina Sítio Esperança é parte do projeto do qual mais 19 outras unidades de produção fazem parte, nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Ceará Amazonas e Distrito Federal.

Atenta às questões ambientais, a produção de energia fotovoltaica é mais uma iniciativa da ICM e reforça a consciência e responsabilidade ambiental que já faz parte das ações de sustentabilidade da igreja. De acordo com o pastor Daniel Moreira, a usina, que conta com 2.912 módulos fotovoltaicos (FV) de 445Kwp cada módulo, com 8 inversores de 125kw, vai compor a estrutura já instalada da Igreja Cristã Maranata, e vai aumentar a produção deste tipo de energia limpa para o total de 237.470 KWH/mês, no Estado do Espírito Santo, e vai garantir o fornecimento de energia para 1015 unidades entre Igrejas e estruturas administrativas. “A Usina Sítio Esperança faz parte do projeto da igreja, que teve início lá em 2016, que é a de produção de energia fotovoltaica, mas acima de tudo, uma iniciativa da ICM que ressalta sua consciência e responsabilidade ambiental", declarou o Pr.

Ainda de acordo com Daniel, a usina vai gerar um impacto ambiental na preservação de mais de 33 mil árvores por mês. Além disso, será evitada a emissão de 610,34 toneladas de CO2 por mês. Segundo ele, em dois anos, os dados computados nas usinas do Espírito Santo e Minas Gerais, geraram uma economia de R$2.278.725,71. 

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, esteve na inauguração e falou da importância da iniciativa da ICM para o estado e os impactos positivos da usina. 

“Essa pauta é de extrema importância para nosso Governo. Não é mais uma novidade que o planeta está sofrendo os impactos da emissão de CO2. E toda vez que vemos uma instituição como a Igreja Cristã Maranata empenhada em contribuir para a diminuição da emissão de CO2, isso é muito gratificante. Uma vez que, projetos como esse da Usina fotovoltaica Sítio Esperança, contribui para os projetos que estamos desenvolvendo no nosso estado”, ressaltou o secretário.   

Além do Secretário, estiveram presentes os prefeitos da Serra e Vitória e outros políticos. 

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Maranata é a maior produtora de energia solar do Brasil
Sérgio Vidigal (Prefeito da Serra), Gedelti Victalino Teixeira Gueiros (presidente da ICM) e Lorenzo Pazolini (prefeito de Vitória) |  Foto: Divulgação

“O prefeito da serra nós agradecemos ao presidente da igreja e a todos os responsáveis pelo projeto. Para nós é uma grande satisfação pelo empreendimento tão importante na cidade, mas muito além disso, eu sei que o papel da Maranata não é investir em energia fotovoltaica, mas evangelizar pessoas. Mas esse investimento é um passo para construirmos uma cidade mais humana, criativa e consciente, falou Sérgio Vidigal.

“A igreja cristã Maranata deu mais um exemplo de civilidade de que é possível construir coletivamente e preservando o meio ambiente e proporcionando um mundo melhor", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O presidente da ICM, Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, também falou sobre os desafios e expectativas da igreja e objetivo da iniciativa. Segundo ele, o projeto não visa apenas a utilização de uma forma limpa de fornecimento de energia para as as igrejas, mas como também para suas Unidades Administrativas, como a sede do Presbitério e o Sistema de Comunicação, formado pela Rádio Maanaim e TV/Satélite.

“Quando decidimos implantar um sistema de captação de energia para suprir nossas igrejas, pensamos além de contribuir na preservação e manutenção do meio ambiente, como já é algo que faz parte da nossa construção como igreja. Nós pensamos também nos nossos irmãos, porque eles são donos disto tudo aqui, com suas contribuições por fé. E um projeto como esse é favorável a todos, pois gera economia, além de proporcionar mais conforto, dando como por exemplo a condição de climatizar os templos melhorando as condições para o tempo em que nossos irmãos passarem ali cultuando a Deus”, explicou o presidente. 

Além da Usina Sítio Esperança, o projeto de captação de energia solar é mais amplo e já está em execução a implantação de mais 27 novas usinas, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Sergipe.

IGREJA CRISTÃ MARANATA GERA SUA PRÓPRIA ENERGIA

Imagem ilustrativa da imagem Igreja Maranata é a maior produtora de energia solar do Brasil
Usina Fotovoltaica Sítio Esperança |  Foto: Divulgação

Atualmente a ICM conta com 20 usinas ativas, a do de Sítio Esperança Maanaim de Carapina Escola Edward Dodd ICM Praia da Costa 4 ICM Jardim Camburi 3 Amages, no Espírito Santo.

Em Minas Gerais, as usinas do Maanaim de Belo Horizonte Maanaim BH / Estacionamento Maanaim de Divinópolis Maanaim de Uberlândia Maanaim de Juiz de Fora Maanaim de João Monlevade. No Distrito Federal, a usina fica na ICM Asa Norte. ICM Manoa ICM Cachoeirinha, no Amazonas, e no Ceará fica no Maanaim de Fortaleza.

Além das unidades ativas, estão em execução no Espírito Santo 2 usinas, Rio de Janeiro 18 usinas, São Paulo 1 usina, Sergipe 1 usina, Bahia 4 usinas e Mato Grosso 1 usina. 

POTÊNCIA DE GERAÇÃO DAS USINAS

Espírito Santo 237.470 KWH/mês - Atendendo atualmente 1015 unidades. 

Minas Gerais 160.000 KWH/mês - Atendendo atualmente 700 unidades.

Outros estados têm 104.700 KWH/mês - Atenderá 500 unidades.

POTÊNCIA DE GERAÇÃO TOTAL 612.170 KWH/mês 

Economia Ambiental JANEIRO 2020 A FEVEREIRO 2023

ÁRVORES PRESERVADAS: 33.057/mês

CO2 EVITADO: 610,34 toneladas/mês

Economia Financeira Economia de janeiro 2020 a fevereiro de 2023.

R$2.278.725,71. (dois milhões, duzentos e setenta e oito mil, setecentos e vinte e cinco reais e setenta e um centavos)

OBS: computado somente as usinas dos estados do ES e MG, que geram energia a mais de 2 anos.

ICM NAS REDES SOCIAIS

Cultos diários pelo YouTube às 20h

Youtube: igrejacristamaranataoficial

Facebook: IgrejaCristaMaranata

Instagram: igrejacristamaranata_oficial

RÁDIO MAANAIM 24 HORAS

radiomaanaim.com.br

Aplicativo disponível para 

Android e IOS.