Igreja Maranata é a maior produtora de energia solar do Brasil
Inaugurada, na última quarta-feira, (12), a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança, localizada no Município de Serra
Escute essa reportagem

Inaugurada, na última quarta-feira, (12), a Usina Fotovoltaica Sítio Esperança, localizada no Município de Serra, produz o total de 237.470 KWH por mês.
Maior produtora de energia solar do Brasil, a Igreja Cristã Maranata inaugurou mais uma estação de captação de energia solar. A Usina Sítio Esperança é parte do projeto do qual mais 19 outras unidades de produção fazem parte, nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Ceará Amazonas e Distrito Federal.
Atenta às questões ambientais, a produção de energia fotovoltaica é mais uma iniciativa da ICM e reforça a consciência e responsabilidade ambiental que já faz parte das ações de sustentabilidade da igreja. De acordo com o pastor Daniel Moreira, a usina, que conta com 2.912 módulos fotovoltaicos (FV) de 445Kwp cada módulo, com 8 inversores de 125kw, vai compor a estrutura já instalada da Igreja Cristã Maranata, e vai aumentar a produção deste tipo de energia limpa para o total de 237.470 KWH/mês, no Estado do Espírito Santo, e vai garantir o fornecimento de energia para 1015 unidades entre Igrejas e estruturas administrativas. “A Usina Sítio Esperança faz parte do projeto da igreja, que teve início lá em 2016, que é a de produção de energia fotovoltaica, mas acima de tudo, uma iniciativa da ICM que ressalta sua consciência e responsabilidade ambiental", declarou o Pr.
Ainda de acordo com Daniel, a usina vai gerar um impacto ambiental na preservação de mais de 33 mil árvores por mês. Além disso, será evitada a emissão de 610,34 toneladas de CO2 por mês. Segundo ele, em dois anos, os dados computados nas usinas do Espírito Santo e Minas Gerais, geraram uma economia de R$2.278.725,71.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, esteve na inauguração e falou da importância da iniciativa da ICM para o estado e os impactos positivos da usina.
“Essa pauta é de extrema importância para nosso Governo. Não é mais uma novidade que o planeta está sofrendo os impactos da emissão de CO2. E toda vez que vemos uma instituição como a Igreja Cristã Maranata empenhada em contribuir para a diminuição da emissão de CO2, isso é muito gratificante. Uma vez que, projetos como esse da Usina fotovoltaica Sítio Esperança, contribui para os projetos que estamos desenvolvendo no nosso estado”, ressaltou o secretário.
Além do Secretário, estiveram presentes os prefeitos da Serra e Vitória e outros políticos.

“O prefeito da serra nós agradecemos ao presidente da igreja e a todos os responsáveis pelo projeto. Para nós é uma grande satisfação pelo empreendimento tão importante na cidade, mas muito além disso, eu sei que o papel da Maranata não é investir em energia fotovoltaica, mas evangelizar pessoas. Mas esse investimento é um passo para construirmos uma cidade mais humana, criativa e consciente, falou Sérgio Vidigal.
“A igreja cristã Maranata deu mais um exemplo de civilidade de que é possível construir coletivamente e preservando o meio ambiente e proporcionando um mundo melhor", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O presidente da ICM, Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, também falou sobre os desafios e expectativas da igreja e objetivo da iniciativa. Segundo ele, o projeto não visa apenas a utilização de uma forma limpa de fornecimento de energia para as as igrejas, mas como também para suas Unidades Administrativas, como a sede do Presbitério e o Sistema de Comunicação, formado pela Rádio Maanaim e TV/Satélite.
“Quando decidimos implantar um sistema de captação de energia para suprir nossas igrejas, pensamos além de contribuir na preservação e manutenção do meio ambiente, como já é algo que faz parte da nossa construção como igreja. Nós pensamos também nos nossos irmãos, porque eles são donos disto tudo aqui, com suas contribuições por fé. E um projeto como esse é favorável a todos, pois gera economia, além de proporcionar mais conforto, dando como por exemplo a condição de climatizar os templos melhorando as condições para o tempo em que nossos irmãos passarem ali cultuando a Deus”, explicou o presidente.
Além da Usina Sítio Esperança, o projeto de captação de energia solar é mais amplo e já está em execução a implantação de mais 27 novas usinas, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Mato Grosso e Sergipe.
IGREJA CRISTÃ MARANATA GERA SUA PRÓPRIA ENERGIA

Atualmente a ICM conta com 20 usinas ativas, a do de Sítio Esperança Maanaim de Carapina Escola Edward Dodd ICM Praia da Costa 4 ICM Jardim Camburi 3 Amages, no Espírito Santo.
Em Minas Gerais, as usinas do Maanaim de Belo Horizonte Maanaim BH / Estacionamento Maanaim de Divinópolis Maanaim de Uberlândia Maanaim de Juiz de Fora Maanaim de João Monlevade. No Distrito Federal, a usina fica na ICM Asa Norte. ICM Manoa ICM Cachoeirinha, no Amazonas, e no Ceará fica no Maanaim de Fortaleza.
Além das unidades ativas, estão em execução no Espírito Santo 2 usinas, Rio de Janeiro 18 usinas, São Paulo 1 usina, Sergipe 1 usina, Bahia 4 usinas e Mato Grosso 1 usina.
POTÊNCIA DE GERAÇÃO DAS USINAS
Espírito Santo 237.470 KWH/mês - Atendendo atualmente 1015 unidades.
Minas Gerais 160.000 KWH/mês - Atendendo atualmente 700 unidades.
Outros estados têm 104.700 KWH/mês - Atenderá 500 unidades.
POTÊNCIA DE GERAÇÃO TOTAL 612.170 KWH/mês
Economia Ambiental JANEIRO 2020 A FEVEREIRO 2023
ÁRVORES PRESERVADAS: 33.057/mês
CO2 EVITADO: 610,34 toneladas/mês
Economia Financeira Economia de janeiro 2020 a fevereiro de 2023.
R$2.278.725,71. (dois milhões, duzentos e setenta e oito mil, setecentos e vinte e cinco reais e setenta e um centavos)
OBS: computado somente as usinas dos estados do ES e MG, que geram energia a mais de 2 anos.
ICM NAS REDES SOCIAIS
Cultos diários pelo YouTube às 20h
Youtube: igrejacristamaranataoficial
Facebook: IgrejaCristaMaranata
Instagram: igrejacristamaranata_oficial
RÁDIO MAANAIM 24 HORAS
Aplicativo disponível para
Android e IOS.