Paulo Vieira: “Nossas metas devem ser realistas e desafiadoras”
De acordo com o especialista, para alcançar as promessas feitas no Ano Novo é preciso ter clareza em relação aos planos
Escute essa reportagem

A virada de ano se aproxima e muita gente já começa a fazer um balanço dos sonhos e das metas que foram e não foram alcançadas e a idealizar novos projetos.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela plataforma fitness Strava, as pessoas começam a desistir das promessas do Ano Novo a partir de 19 de janeiro, que foi a data batizada de “Quitter´s Day” ou o Dia da Desistência.
Para que isso não aconteça é preciso ter metas realistas, clareza em relação aos planos e, principalmente, saber onde está e o que precisa para chegar lá. Esse é um resumo das dicas do escritor e master coach Paulo Vieira, que também é especialista em inteligência emocional.
A Tribuna - A virada do ano é uma boa época para fazer planos e traçar novas metas?
Paulo Vieira - Tem uma frase que diz: “o melhor momento para tomar uma decisão foi ontem e o segundo melhor momento é agora”. Ao entender isso, vemos que não precisamos esperar uma época do ano para fazer planos e traçar uma meta. O melhor momento para se planejar e agir é agora.
Tudo que uma pessoa precisa saber para traçar seus planos e metas é do seu estado atual e qual é o desejado. Ou seja, quais são os objetivos que ela quer alcançar e a partir disso, traçar as suas metas.
Embora seja importante iniciar o ano com planos definidos, isso não pode ser uma historinha para não se planejar e não agir ao longo dos 365 dias do ano.
Por que muitas pessoas não conseguem realizar as metas que se propõe no Ano Novo? É mesmo difícil?
Na verdade, é muito simples, o difícil mesmo é querer se preparar para ter condições de realizar essas metas.
Há alguns anos, corri a Meia Maratona do Rio de Janeiro e, quando cheguei no quilômetro 14, olhei para um amigo que estava correndo comigo e disse: “Fulano, é muito fácil correr uma meia maratona”, ele me respondeu: “Correr 21 km é fácil, Paulo, difícil é se preparar para isso”.
A maioria das pessoas traça metas sem a menor preparação, sem clareza de onde estão e para onde realmente querem ir. Movidas pelas emoções do final do ano, simplesmente “correm” e quando percebem que essa “corrida” não faz o menor sentido, elas param.
Qual o segredo para que no final do ano que vem as metas e planos estejam realizadas?
Se você já tem uma visão clara de futuro e já sabe exatamente onde quer chegar, agora é só se planejar e agir.
Procure por uma metodologia que funcione para você e te ajude a acompanhar os seus resultados semanalmente.
Esse acompanhamento é importante porque tudo que a gente foca, expande, e se você quer que os seus resultados estejam fora do papel no final do próximo ano, você precisa focar e agir.
Nossas metas devem ser realistas e desafiadoras. Precisam ser atingíveis, mas não muito fáceis. Importante que ela seja desafiante e lembre-se que é possível mudar a meta sempre que necessário.
Esses últimos anos foram conturbados. Como agir quando algo inesperado acontece e é preciso lidar com a mudança de planos e a frustração?
Costumo dizer que quando as coisas não saem da maneira que planejamos, é importante viver o “luto”. Coloque uma data para sentir a perda dos seus planos, de ver tudo que você planejou e até agiu na direção das suas realizações irem por água abaixo. Mas, depois do luto, é hora de se levantar e agir.
Crie novas metas e comece a agir, pois o seu foco principal tem que estar no seu objetivo final. As metas são apenas um meio para te fazer chegar onde de fato você quer.
Recomece, porque como eu costumo dizer, quem para no meio do caminho não chega a lugar nenhum.
Você acredita que as metas e os sonhos às vezes precisam ser abandonados ou reformulados?
O ponto principal não é trocar as metas e os sonhos, mas sim ter clareza na hora de estabelecer uma meta.
E toda meta precisa ser dividida em ações, que devem ser acompanhadas semanalmente. Metas devem ser mensuráveis ao longo do tempo. É uma forma de medir o seu progresso, por isso o primeiro passo é estabelecer uma data definida ou um prazo para alcançar o que quer.
Mais importante do que alcançar o que se deseja é a trajetória ao longo do caminho, portanto, estabeleça metas que sejam sustentáveis para você e para os seus valores de vida. Desta forma, as chances de sucesso são ainda maiores.
O sonho é subjetivo, mas a meta é realizável, por isso, busque ter clareza de onde quer chegar porque talvez em algum momento seja preciso mudar o percurso, mas não o destino final.
Quais são suas dicas para quem está se planejando para novos planos em 2023?
Tenha uma visão clara de futuro. Saiba exatamente onde você está agora, onde você quer chegar, planeje e divida o seu plano em pequenas metas para que você possa ir acompanhando semanalmente os seus resultados.
Busque os recursos necessários para implementar a sua meta e aja. Existe muito poder na ação.
Tudo que você não tem é pelo que você não sabe, porque se você soubesse, já seria seu, então, busque os recursos e conhecimentos certos que vão te ajudar a descobrir o que realmente falta para você poder alcançar todos os seus planos e metas em 2023.
Quem é Paulo Vieira
> Master Coach, escritor e conferencista, criador do Método CIS e do Coaching Integral Sistêmico.
> É PHD e mestre em Business Administration pela Florida Christian University (FCU), pós-graduado em Gestão de Pessoas, tem MBA Internacional em Marketing (Portugal) e graduação em Business Administration.
> Escreveu “O Poder da Autorresponsabilidade” e “O Poder da Ação”. Possui um canal de inteligência emocional no YouTube com mais de 1,3 milhão de inscritos.
Comentários