Começa período de matrículas nas escolas da rede estadual
Alunos que não estudam na rede têm até o dia 22 de dezembro para garantir uma vaga para o próximo ano
Escute essa reportagem
A segunda etapa da Chamada Pública Escolar 2023 da rede pública estadual começou nesta terça-feira (22). Nela, alunos que não estudam nessa rede poderão realizar uma pré-matrícula, até o dia 22 de dezembro, para uma vaga no ano que vem.
Vale lembrar que entre os dias 1º a 21 deste mês, a chamada abriu a rematrícula para alunos que estudam em escolas da rede estadual.

Segundo a Secretaria da Educação (Sedu), a chamada é para as escolas estaduais de todo o Estado e conta com cerca de 260 mil vagas para as modalidades de ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Uma das escolas que está pronta para receber novos alunos é a EEEM Professor Renato José da Costa Pacheco, em Jardim Camburi, Vitória, que tem Glauber Silveira da Silva como diretor.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que a chamada é positiva porque dá a oportunidade do aluno estar em uma seleção para a escola em que ele quer ingressar.
Ele também explicou que a seleção é feita por meio de critérios de ordem de prioridade, sendo que a ordem cronológica de inscrição não é um deles.
Os critérios são: I - estudante público-alvo da educação especial; II - estudante que resida próximo à escola desejada, desde que haja vaga; III - aluno que tenha irmão/irmão estudando na unidade.
Vitor ressaltou que há a possibilidade do estudante não conseguir uma vaga na escola desejada mesmo participando do processo porque existem escolas que são muito procuradas. “No entanto, as pessoas excedentes não ficam sem vaga, apenas sem vaga na unidade em que ela quer estudar”.
De acordo com o secretário, aqueles que não conseguirem vaga na escola desejada serão alocados para a unidade escolar mais próxima da casa deles que tem vaga disponível.
A inscrição deve ser feita por meio do site sedu.es.gov.br, na aba “Chamada Pública Escolar”. O resultado será divulgado no dia 3 de janeiro de 2023 e, após essa etapa, o aluno tem entre os dias 4 a 13 de janeiro para confirmar a matrícula na escola indicada.
Matrículas e rematrículas nos municípios
Vitória
Rematrículas: Até sexta-feira (25).
Como fazer: Por meio on-line no site www.vitoria.es.gov.br/boletim ou comparecer à escola em que o estudante já está matriculado.
Matrículas: Para fazer matrícula de novos alunos, as famílias devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima de seu endereço e fazer o cadastro no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Esse procedimento fica aberto o ano inteiro e já pode ser realizado.
A confirmação de novas matrículas para alunos da educação infantil ocorrerá entre os dias 5 e 20 de dezembro. Já para alunos do ensino fundamental, de 18 a 31 de janeiro.
Vila Velha
Rematrículas: Até dia 30.
Como fazer: Podem ser feitas presencialmente na secretaria escolar ou on-line, por meio do site educacao.vilavelha.es.gov.br.
Efetivação de novas matrículas: A partir de 16 de janeiro.
Como fazer: Basta se dirigir à unidade de ensino e fazer o cadastro no SGE. O procedimento pode ser feito até o final deste ano, entre 2 e 13 de janeiro ou após 1º de fevereiro.
Cariacica
Novas matrículas (Infantil I, II e III): 5 de dezembro a 13 de janeiro (cadastro de pretensão de vagas em link disponibilizado no site da prefeitura de Cariacica). Entre os dias 23 a 31 de janeiro acontecem as matrículas dos alunos contemplados.
Novas matrículas (Infantil IV e V): 1º a 22 de dezembro (pré-matrícula em link que será disponibilizado no site da Prefeitura de Cariacica). Entre os dias 3 a 13 de janeiro acontecem as matrículas dos alunos contemplados com as vagas.
Novas matrículas (Ensino fundamental): 1º a 22 de dezembro (solicitação com link que será disponibilizado no site da Prefeitura de Cariacica). Entre os dias 3 a 13 de janeiro haverá a divulgação do resultado da pré-matrícula no site da prefeitura e efetivação das matrículas dos estudantes contemplados.
Comentários