Voo direto de Vitória para a Europa está em negociação
Uma companhia aérea portuguesa mostrou interesse em oferecer viagem para Lisboa, saindo do aeroporto, o que está em negociação
Escute essa reportagem

Maior companhia de aviação lusitana, a TAP Air Portugal sinalizou interesse em ter voos diretos partindo de Vitória. Hoje, quem viaja do Estado com destino ao país europeu precisa fazer conexão em outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, para concluir o trecho.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Ricardo Pessanha, disse que há grandes chances de o projeto ser desenhado nos próximos meses.
Pessanha disse que o objetivo da tratativa, que tem caráter inicial, é estreitar os laços internacionais e dinamizar os voos que partem da capital. “A ideia foi bem recebida pela empresa e o primeiro passo será verificar se a TAP aceita aprofundar a discussão”, comentou.
O secretário afirma que, na próxima semana, há a expectativa de uma reunião entre o governo do Estado e os representantes da TAP no Brasil.
“O primeiro passo é alinhar com a companhia a possibilidade de executar o plano. Depois, a Zurich, responsável pela administração do aeroporto de Vitória, deve dizer como operacionalizar o projeto”.
A Zurich Airport, que regula e fiscaliza as operações do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, apontou que o interesse das companhias aéreas é o que permite que todo processo aconteça.
Segundo representantes, o aeroporto de Vitória comporta voos internacionais. “Uma vez que a companhia identifique que há demanda, é desenhado em conjunto como tudo irá ocorrer”.
Marcelo Fleury, assessor de comunicação da Zurich Airport, explica como funciona na prática.
“A Azul operava voos para Goiânia (GO) por temporadas. Agora, a partir de sexta-feira, os voos serão regulares”, explicou.
Atualmente, o aeroporto de Vitória opera voos internacionais, mas são apenas de carga.
O piloto Jorge Varella, que já conduziu muitos voos no Estado, diz que o transporte de passageiros é uma realidade que exige muito planejamento, mas que é plenamente possível.
“O que é preciso para executarmos este desejo já está sendo feito, que é o interesse e a abertura para discutir como operacionalizar na prática”, diz.
O aeronauta acredita que irá demorar muito para que o aeroporto de Vitória seja internacional. “É para onde caminha o futuro”.
Buenos Aires requer novo diálogo

O sonho da conexão entre Vitória e Buenos Aires foi interrompido pela pandemia do coronavírus. No entanto, a discussão, que foi abordada nas redes sociais em abril deste ano, pode ser retomada em breve.
Conforme anunciou Ricardo Pessanha, responsável pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), o governo do Estado deve voltar a discutir os planos de realizar voos diretos para Argentina.
Desde que foi inaugurado, há quatro anos, o terminal foi reformado e adaptado para comportar embarques e desembarques internacionais.
Anunciada em 2018, a expectativa era de que a rota internacional operasse semanalmente, aos sábados, de acordo com informações da Gol, companhia aérea que realizaria o trecho.
Tratativas
O aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, recebeu a homologação para operar voos internacionais em novembro de 2019. No entanto, em razão das restrições da covid-19, as tratativas não avançaram.
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes comentou que está disponível para dialogar planos para o aeroporto da capital.
SAIBA MAIS
Aeroporto homologado desde 2019
Interesse internacional
Tap linhas aéreas
> Durante um evento em Lisboa, o secretário da Sectides, Ricardo Pessanha, tratou com representantes da companhia, o interesse em prosseguir com o plano de operar, em Vitória, voos diretos para Portugal.
> Se executado, os voos que partem do aeroporto de Vitória não terão que fazer conexão em outros capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.
> Ricardo Pessanha disse que a ideia foi bem aceita em Portugal, mas que falta alinhar com os representantes brasileiros da companhia portuguesa.
> Segundo o responsável pela pasta, na próxima semana, uma reunião deve ser realizada.
> Se a tratativa avançar, a Zurich Airport Brasil, responsável pela administração do aeroporto de Vitória, será acionada para compor os estudos que viabilizarão a execução do projeto.
> Apesar de ser um plano inicial, a Zurich informou que acompanhará o desenho do plano, auxiliando que a realização de voos de fato aconteça.
> Desde 2019, o aeroporto de Vitória pode operar voos internacionais.
Fonte: pesquisa AT e entrevistados consultados na reportagem.
Comentários