Nova Lindenberg vai ter faixa exclusiva para ônibus e ciclovia
Avenida terá corredores exclusivos para ônibus, ciclovia e pontos de embarque e desembarque no canteiro central
Escute essa reportagem

Uma das principais vias de Vila Velha, a avenida Carlos Lindenberg, deve passar por uma mudança completa. O canteiro central dará lugar a ciclovia, faixas exclusivas para ônibus e pontos de embarque e desembarque.
O projeto da nova Lindenberg faz parte dos planos do governo para implantação dos corredores para ônibus, que começará ligando o Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o Terminal do Ibes, em Vila Velha, em um trecho de 10 quilômetros.
A obra anunciada com exclusividade pelo governador do Estado reeleito, Renato Casagrande, na última segunda-feira (31), ainda contempla novas alças de acesso e saída para a Segunda Ponte.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, detalhou o projeto, que tem como objetivo priorizar o transporte coletivo e dar mais agilidade para quem usa o Sistema Transcol.
No caso da nova Lindenberg, ela terá duas ou três faixas para veículos em geral, além do corredor para ônibus. “A Carlos Lindenberg foi reformada e ampliada há alguns anos para se tornar uma via com as faixas para ônibus. O canteiro central foi feito largo para isso. Então iremos refazer a avenida de ponta a ponta”.
A reformulação, segundo Damasceno, inclui refazer todo o asfalto, calçadas, além da construção da ciclovia no canteiro central, junto ao corredor de ônibus.
“Teremos novas estações também no canteiro central, com espaço para ultrapassagem dos ônibus”, explicou.
Damasceno frisou que a obra tem previsão de ser feita em cerca de um ano e meio, a partir do momento que for iniciada.
“Com os corredores exclusivos, a gente ganha agilidade no transporte coletivo, passando a ter velocidade média acima de 25 km/h, em um trecho de velocidade de 12 km/h”.
Quanto a prazos, ele afirmou que a intenção do governo é licitar a obra no início de 2023, para ser concluída em 2025.
“As obras da avenida Carlos Lindenberg fazem parte de um planejamento que temos desde 2011, dos estudos dos corredores exclusivos para ônibus. Nós projetamos de forma ampla e, desde 2019, estamos fazendo obras importantes nos principais gargalos, como Portal do Príncipe, Terceira Ponte e Rodovia das Paneleiras.”
Menos tempo de viagem com alça da Segunda Ponte

A implantação do primeiro trecho de corredor para ônibus, ligando o Terminal de Jardim América, em Cariacica, ao Terminal do Ibes, em Vila Velha, vai contar com a construção de uma nova alça de acesso e saída da Segunda Ponte.
A nova alça tem o objetivo de encurtar tempo de viagem, não apenas para os ônibus, mas para os motoristas em geral.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que será uma alça para subida e outra para descida da ponte, em direção à Jardim América, em Cariacica.
“Quem está trafegando pela avenida Carlos Lindenberg e sobe a Segunda Ponte, poderá acessar uma alça ao lado. Ela começa a descer, passa por baixo da ponte para sair em frente à Desportiva Ferroviária e já conecta ao terminal de Jardim América.”
Com a alça, Damasceno salientou que será possível economizar pelo menos três quilômetros no trajeto na região, reduzindo pelo menos 20 minutos no tempo.
“Hoje os ônibus que fazem esse trajeto pegam muito congestionamento por dentro de bairros, como São Torquato e Cobilândia. Agora, poderão ir direto”.
No sentido contrário, de Jardim América para a Segunda Ponte, também haverá uma ligação direta até a ponte.
“A alça não será exclusiva para ônibus, podendo ser usada também para carros nesse trajeto. Ali o ônibus, que veio em um corredor exclusivo na avenida Carlos Lindenberg, entrará no tráfego normal, pois já economizou tempo no trajeto”.
Ele explicou ainda que o projeto foi pensado para que não tenha necessidade de grandes desapropriações ou necessidade de negociações ou entraves com o governo federal. “Será construído no trecho da ponte que já é estadual”.
Saiba mais | Obra deve ser concluída em 2025
Nova Lindenberg
> O governo do Estado anunciou que a partir do ano que vem irá iniciar o processo de contratação para a nova avenida Carlos Lindenberg.
> A avenida passou por ampliação há alguns anos, ganhando novas faixas, mas agora será reformulada para receber corredores exclusivos para ônibus e ciclovia.
> Os corredores também devem se destinar a viaturas, ambulâncias, táxis e motoristas de aplicativos.
Reforma
> Segundo o governo, a via será totalmente reformada e reformulada, de ponta a ponta.
> Além do asfalto, as calçadas também serão refeitas no novo projeto.
> No lugar do canteiro central, ficará o espaço destinado aos corredores para ônibus, além das estações de embarque e desembarque (pontos) e uma ciclovia.
> Aos demais veículos, serão destinadas duas ou três faixas por sentido.
Ônibus
> Ao contrário de projetos anteriores e de outros estados, o projeto das faixas para ônibus na Lindenberg não vai precisar de veículos com portas do lado esquerdo para que passageiros entrem e saiam.
> Com uma reformulação do traçado e das estações, os usuários irão fazer o embarque e desembarque pelo lado direito, usando os ônibus já existentes na frota hoje. Não haverá necessidade de nenhum tipo de adequação dos veículos.
Velocidade
> A expectativa é de que, com os corredores para ônibus, a velocidade dos coletivos possa dobrar.
Prazos
> O governo pretende iniciar o processo de contratação no início do ano que vem, com obra finalizada em 2025.
Fonte: Fabio Damasceno, secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.
Comentários